Estudantes da Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica da Universidade Tiradentes (Unit) realizaram avaliação psicopedagógica em alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof.ª Josinalva Santos da Silva, situado no bairro Rosa Elze, em São Cristóvão (SE). O objetivo é, após este mapeamento, realizar atendimentos psicopedagógicos naqueles que apresentarem dificuldades de aprendizagem.
Trata-se de uma parceria com a Clínica Serviço Educacional Especializado em Inclusão (SEEI), com o Lions Serigy e Lions Nova Geração. No último sábado, 10, dirigentes dos dois grupos entrevistaram famílias de alunos em busca de identificar os que apresentavam dificuldades de aprendizagem.
Após a seleção, levaram para avaliação psicopedagógica da professora de estágio supervisionado da Pós em Psicopedagogia Institucional e Clínica da Unit, Denise Emília Almeida Santos. “A avaliação identificou as causas dos bloqueios de aprendizagem que se manifestam de diversas maneiras como baixo rendimento escolar, falta de atenção, concentração entre outras dificuldades educativas”, explica a professora Denise Emília, que também é participante do Lions Nova Geração.
Os atendimentos psicopedagógicos serão realizados, inicialmente, para 10 jovens alunos do ensino fundamental na Clínica SEEI, de agosto a outubro, com atendimento semanal, sempre aos sábados.
Além das alunas da Pós da Unit, a ação ainda contará com o apoio de egressas do curso. “Voluntariamente se dispuseram a participar e agilizar para que mais crianças possam ser contempladas nessa parceria. A responsabilidade social é uma prerrogativa sempre abordada nas nossas aulas”, pontua a professora.
De acordo com a coordenadora do curso de Pós-Graduação de Psicopedagogia Clínica e Institucional da Unit, Patrícia Silva, a professora supervisora Denise Emília motiva suas alunas para serem referências na atuação psicopedagógica em seus municípios.
“Afinal, as famílias confiam seus filhos a estes profissionais, pois precisam de orientação e ações assertivas para condução da educação deles”, comenta. “Com este tipo de incentivo dentro e fora de sala de aula, temos egressas como colegas de profissão se destacando e sendo referência na área institucional e na clínica. É gratificante observar os ex-alunos, hoje profissionais de psicopedagogia, como empreendedores que montam seus espaços clínicos, outros atuando em clínicas multiprofissionais e em instituições escolares”, ressalta a coordenadora.