Transverso Peatonal é o título do projeto apresentado pelos acadêmicos do 7º período de Arquitetura da Unit Márcio Henrique Andrade Souza, Edvan Mendonça de Jesus e Maycon Jordan Santos Lima durante o Encontro Nacional e Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído.
O certame integra a programação da Bienal Ibero-Americana de Estudantes de Arquitetura, ocorrido entre 27 e 29 de setembro na cidade catarinense de Balneário Camboriú, sendo uma promoção do Grupo de Trabalho de Conforto Ambiental de Eficiência Energética da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC).
Realizado a cada dois anos, o encontro mobiliza estudantes de Arquitetura do Brasil e demais países da América Latina, abrindo espaço para apresentação de pesquisas e discussões sobre conforto térmico, iluminação natural e artificial, acústica arquitetônica e urbana, eficiência energética, ergonomia e avaliação pós-ocupação.
“Participamos enviando o projeto que propõe desenvolver um edifício de uso misto, ou seja, com diversidade de uso num mesmo prédio”, diz o acadêmico Márcio. Ele acrescenta que o objetivo é destacar temas ligados à Arquitetura Bioclimática. No concurso, dois projetos colombianos, dois uruguaios e dois brasileiros obtiveram o reconhecimento internacional, sendo que um dos projetos apresentados por estudantes brasileiros é o Transverso Peatonal.
O projeto apresentado pelos alunos começou a ser executado no início do 6º período pelo professor Rodrigo Carvalho Lacerda e, pela proposta apresentada, conseguiu logo a adesão dos docentes Raquel Cabral, Leonardo Maia e Maria Clara.
“É o resultado de um trabalho desenvolvido em sala de aula através da disciplina Projeto de Arquitetura e Urbanismo 4”, revela o professor Rodrigo Carvalho. Com a incrementação do projeto para sua apresentação no concurso, os alunos puderam contar com a participação dos demais professores.