ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos de Arquitetura aprendem sobre paisagismo

Marcelo Faisal, referência nacional, fala sobre importância do verde nos projetos arquitetônicos

às 19h54
Marcelo Faisal: profissional de renome
Marcelo Faisal: profissional de renome
Compartilhe:

Marcelo Faisal: profissional de renome

Marcelo Faisal: profissional de renome

O arquiteto e engenheiro agrônomo Marcelo Faisal, autor do livro Fotos-Síntese e referência nacional em paisagismo, ministrou palestra sobre paisagismo na noite dessa quinta-feira, 29 de maio. O evento, realizado pela Coordenação do curso de Arquitetura da Unit, reuniu acadêmicos no Teatro Tiradentes, Campus Aracaju Centro.

Marcelo Faisal é um profissional de renome nacional. Participou da produção de grandes eventos no Brasil, como shows da Madonna, Stevie Wonder, U2 e Tim Festival; São Paulo Fashion Week, Camarote Brahma, MTV Awards, entre tantos outros. Trazer este paisagista desse quilate para a Unit é conscientizar os nossos alunos de que, ao pensar o projeto de um imóvel, eles têm que levar em conta o resto do terreno, não só pela beleza, mas pelo conforto térmico, filtrar o sol e reduzir a poluição”, afirma o coordenador do curso de Arquitetura, professor Ricardo Mascarello.

Marcelo Faisal despontou no cenário da arquitetura paisagística do Brasil na década de 90. Participante da Casa Cor, tem projetos premiados pela FIABCI, SECOVI, ADVB, revistas Architecture House e Espaço D, entre outros. A característica fundamental de seu trabalho é a simplicidade sofisticada com o melhor uso dos recursos naturais, o que resulta num paisagismo de bom gosto e baixo custo.

“Tem um ditado que diz: “Uma casa sem criança é como uma casa sem jardim”. Então não dá para deixar de ter pelo menos um vaso, uma planta, pois isso é o que da vida a uma casa. São as plantas que humanizam uma cidade e o paisagismo também tem um compromisso ambiental muito grande”, diz Faisal.

Para os futuros arquitetos, ele dá uma dica. “O profissional não pode abrir mão da sua origem. Todo o processo criativo está envolvido com o berço e as experiências vividas pelo arquiteto. Como arquitetura, paisagismo e urbanismo são experiências sensoriais, eu consegui estabelecer relações entre a minha vida – onde eu nasci, onde estudei, onde fui morar – com o resultado do meu trabalho. E a minha matéria-prima é planta”, conclui o palestrante.

Arquitetura-e-Urbanismo_Marcelo-Faisal_29052014_029 Arquitetura-e-Urbanismo_Marcelo-Faisal_29052014_001

Compartilhe: