V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Alunos de Arquitetura propõem revitalização do Museu do Mangue


às 18h43
Registro da apresentação do projeto na Sema
Registro da apresentação do projeto na Sema
Compartilhe:

Intitulado “Habitar para crescer: um equipamento de educação, cultura e lazer”, o projeto de extensão elaborado pelos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit Gilton Rosas Andrade, Felipe Marques Fontes, Fernanda Barreto Passos, Ítalo Sergio Barros Lima e coordenado pelo professor Ricardo Mascarello, propõe a reabertura do antigo prédio do Museu do Mangue na Coroa do Meio como um equipamento urbano de educação, cultura e lazer.

Ao ser apresentado na segunda-feira, 24, para o secretário Eduardo Matos, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Sema –, o projeto foi imediatamente validado. O próximo passo será a assinatura do convênio em data a ser posteriormente definida. A partir daí, o projeto dos acadêmicos da Unit passa a ser desenvolvido em parceria, cabendo à Analista Ambiental Raphaella Ribeiro Andrade coordenar o projeto pela entidade municipal.

“O projeto propõe também adequações arquitetônicas e urbanísticas para qualificação dos ambientes internos e externos da edificação, bem como adequações geométricas na avenida junto ao museu com o objetivo de gerar espaços mais seguros, priorizando o pedestre e equipamentos para lazer e desenvolvimento do turismo”, afirma o coordenador do curso, professor Ricardo Mascarello.

A iniciativa abre uma promissora perspectiva para o futuro desenvolvimento socioespacial da comunidade da Coroa do Meio, desenvolvendo educação ambiental, economia, turismo, lazer além de uma série de atividades culturais e de aprendizado.

“Com o andamento dos trabalhos a partir do mês de janeiro de 2015, será concretizada a reabertura efetiva dos equipamentos pertencentes ao Museu”, lembra o professor Ricardo.

O projeto seguirá um cronograma de atividades, que são divididas em curto, médio e longo prazo. “Queremos estar executando o projeto o mais rápido possível. Até dezembro teremos o Termo de Cooperação com a Unit assinado para começarmos o ano de 2015 levando à comunidade do bairro Coroa do Meio diversos benefícios”, complementa o secretário Eduardo Matos.

Compartilhe: