Por Raquel Passos
Wgo Gabriel Damasceno mora em Estância (SE) e há quase cinco anos pega estrada para conseguir realizar seu sonho que é o diploma em Enfermagem pela Universidade Tiradentes. Se não fosse a pandemia, hoje ele estaria regular e na reta final. Com a paralisação das atividades presenciais devido à pandemia da Covid-19, assim como em todo o mundo, Wgo precisou parar seu estágio no Hospital Renascença.
Com o parecer nº 3971/2020 da Procuradoria Geral do Estado – PGE -, emitido em 05 de agosto, estabelecendo que “é possível a prática de estágio nas dependências de órgãos e entidades cuja atividade presencial, em tempos de pandemia, é permitida pelo poder público”, Hugo ficou esperançoso em poder retornar à prática ainda no segundo semestre.
“Tivemos a liberação [da prática em locais onde a atividade presencial já está permitida pelo poder público] após contato de nossos parceiros conveniados, que se basearam neste parecer emitido pela PGE. Assim, estão autorizados os estágios em locais como hospitais, clínicas, farmácias e laboratórios”, explica a diretora de operações da Saúde da Unit, professora Wanessa Lordêlo.
Centenas de alunos dos cursos de Medicina, Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Radiologia e Fisioterapia (que cursam disciplinas de estágio) recebem, de 03 a 10, Equipamentos de Proteção Individuais – EPIs – necessários para esta retomada.
Já dentre os 188 alunos de Medicina que receberam os EPIs nesta semana está a aluna do 11º período, Thamires Vieira. Para ela, poder retomar o estágio no Decós Day Hospital, após quase cinco meses, é motivo de alegria. “Retomamos dia 08 com os atendimentos no hospital, com restrição, pois não teremos contato com pacientes confirmados com Covid-19. Estar de volta, para mim, é a melhor parte”, conta.
A entrega dos EPIs aconteceu das 8h às 12h, e das 13h às 17h, respeitando todos os critérios de distanciamento, com totem de álcool gel, higienização de mesas após cada atendimento, além de controle de temperatura dos alunos e uso de máscaras e luvas.
Centro de Saúde Unit
Os estudantes de Fisioterapia receberam seus EPIs no próprio Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia da Unit, onde retomaram com os atendimentos, no dia 09, seguindo todos os protocolos sanitários exigidos pelo Ministério da Saúde.
Localizado na zona norte de Aracaju, o complexo oferece serviços nas áreas de Fisioterapia Ortopédica, Neurofuncional, Saúde da Criança, Respiratória, Geriatria e Reumatologia, além de atendimento psicológico, Terapia ocupacional e Nutrição para pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde – SUS – ou de forma particular.
“Preparamos todo o Centro para receber nossos alunos e aumentar o número de atendimentos, para contribuir ainda mais com a sociedade. Estamos seguindo com rigor todos os protocolos sanitários para garantir e proteger nossos pacientes, alunos e colaboradores”, ressalta a coordenadora de Fisioterapia, professora Luciana Zago.
Para atendimento, é preciso ligar para o Centro de Saúde: (79) 3215-5137 e agendar de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30, e das 13h30 às 18h30.