ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos de Direito promovem congresso

Evento reúne profissionais renomados no Campus Aracaju Farolândia

às 12h48
Mesa do evento
Compartilhe:
Mesa do evento

Mesa do evento

Foi aberto oficialmente na noite dessa segunda-feira, 19 de maio, no Campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes, o 1º Congresso de Direito Administrativo. Promovido por estudantes do sétimo período do curso de Direito da Unit, o evento reuniu estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de diversas instituições. O Congresso acontece no Auditório Padre Melo, com transmissão simultânea para o Padre Arnóbio, até a noite desta terça-feira, 20.

O tema-central é “Novos rumos do Direito Administativo”. “A programação inclui palestrantes renomados das distintas áreas do Direito, como procuradores, promotores públicos, professores, entre outros. A nossa intenção é fazer com que o aluno se sinta empolgado em seguir uma carreira jurídica”, afirma o estudante de Direito da Unit, Marcos Vinícius Mendonça, um dos organizadores do Congresso.

A palestra de abertura foi ministrada pela professora de Direito e diretora do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe – TCE –, Patrícia Verônica Nunes Carvalho Sobral de Souza. Docente homenageada e coordenadora científica do evento, ela abordou os 21 anos da Lei Geral de Licitações e Contratos.

Segundo a professora Patrícia Verônica, hoje existe um projeto de revisão da Lei de Licitações em tramitação no Congresso Nacional. “Essa Lei é robusta, é o que nós temos hoje, mas precisa ser revista, pois não está de acordo com as tecnologias que são exigidas pela sociedade. Ela é muito burocrática, o que impede que haja maior celeridade nas contratações públicas”, comenta a palestrante.

Presenças

O evento contou com presenças ilustres como o professor Jouberto Uchôa de mendonça, reitor da Universidade Tiradentes; José Anderson Nascimento, presidente da Academia Sergipana de Letras e chefe do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe; os empresários Albano Franco,  superintendente da TV Sergipe, e Luciano Barreto, presidente da Construtora Celi; o conselheiro do TCE-SE, Carlos Alberto Sobral de Souza; e a gestora do Damásio Educacional, Flávia Durã.

“Ver esses professores, empresários e representantes de instituições públicas e privadas em contato direto com a juventude, com alunos da Unit e de outras instituições de ensino superior, para discutir um tema tão importante quanto o Direito Administrativo, nos enche de orgulho”, comenta o reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa.

Segundo o coordenador do curso de Direito da Universidade Tiradentes, professor Eduardo Macedo, a instituição incentiva os seus acadêmicos a promover um Congresso dessa magnitude. “É o resultado de toda uma ótica de trabalho que vem desde a Reitoria, estimulando a participação do acadêmico na construção do curso. Essa é a máxima do curso de Direito da Unit, procurar sempre estimular que o aluno faça o curso acontecer e não espere apenas que o professor tome essa iniciativa”.

Congresso-de-Direito-Administrativo_19052014_071 Congresso-de-Direito-Administrativo_19052014_086 Congresso-de-Direito-Administrativo_19052014_004 Congresso-de-Direito-Administrativo_19052014_187

 

 

Compartilhe: