ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos de Medicina de Estância passam a acompanhar o dia-a-dia do Samu

A partir de um convênio com da Unit com a SES, a atividade da grade curricular do internato médico e oferece uma vivência nas atividades de urgência, emergência e atendimento pré-hospitalar

às 19h48
Compartilhe:

Estudantes do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) no Campus Estância ganharam uma nova oportunidade para aprofundar seus conhecimentos práticos no dia-a-dia da área médica. Desde julho deste ano, os alunos da residência médica (fase que engloba os dois últimos anos de Medicina) passaram a acompanhar as atividades diárias das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A parceria faz parte de um convênio já existente entre a Unit e a Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES/SE). 

As reuniões que alinharam os detalhes da parceria aconteceram em maio, dois meses antes do início das atividades. “Dialogamos com a SES para o início das atividades na medicina pré-hospitalar de nossos alunos internos, pois entendemos a importância do futuro médico ter contato com diversos cenários de vivência. O Samu é para muitos o primeiro emprego, e o aluno já ter vivência disso durante a faculdade é primordial”, diz o coordenador do curso de Medicina de Estância, professor Jerocílio Maciel de Oliveira Junior. 

Ao longo deste semestre, 24 alunos do internato médico, distribuídos em turmas de oito alunos, passarão por essa fase de acompanhamento. Durante 53 dias, os alunos do internato acompanham os médicos preceptores e suas equipes (também compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores-socorristas) durante todo o turno, direto nas bases do Samu em Aracaju, vendo de perto a vivência e atuação da medicina pré-hospitalar. 

“Esse acompanhamento faz parte da grade curricular do internato médico. Para o aluno, ele lhe dá a oportunidade de conhecer e ter noções sobre como funciona o sistema de urgência e emergência, entender a importância desse serviço e futuramente, se ele quiser trabalhar com a área, ele saberá como fazer e poderá até se especializar. Isso também agrega para o sistema como um todo e para a população, porque estamos formando novos profissionais preparados para atuar com a área de urgência e emergência”, ressalta o cardiologista Fábio Diniz Baptista, professor e coordenador do Internato de Urgência e Emergência no curso de Medicina. 

A previsão é de que a parceria seja ampliada em 2025, com o aumento já previsto das turmas de internato médico no Campus Estância. Com isso, o número de alunos e turmas no acompanhamento das equipes em mais bases do Samu, também será aumentado para atender à demanda. 

Esta não é a primeira iniciativa conjunta da Unit com a SES na área de urgência e emergência. Desde novembro de 2020, o Samu Sergipe mantém uma base descentralizada em funcionamento na área ao lado do Campus Farolândia, em Aracaju. A unidade foi criada para reforçar a cobertura de atendimento nos bairros da zona sul e da zona de expansão da capital. 

Leia mais: 
Egressa da Unit leva sua experiência à supervisão do Hospital Primavera
Serviço de Acolhimento ao servidor do SAMU 192 Sergipe é tema de projeto
Alunos de Medicina de Estância se destacam com trabalhos em congresso regional

Compartilhe: