ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos do Cepi Expansão participam de encontro vocacional

Ação promovida pelo Programa Unit Portas Abertas reúne docentes da Universidade Tiradentes para pontuar diferenciais e possibilidades profissionais para estudantes do Cepi

às 16h40
Alunos do Colégio Cepi Expansão participam de encontro Vocacional
Coord. Tatiana e uma das responsáveis pelo projeto, Jennyfer Thaynara
Melyssa, Allyson e Gabriella aprovam iniciativa do projeto
Compartilhe:
Alunos do Colégio Cepi Expansão participam de encontro Vocacional

Alunos do Colégio Cepi Expansão participam de encontro vocacional

Estudantes do terceiro ano do ensino médio do Colégio Cepi Expansão vivencia até esta quarta-feira, 30 de abril, uma experiência diferenciada. Dezenas de alunos participam do Encontro Vocacional, ação promovida pela Universidade Tiradentes, através do Programa Unit Portas Abertas, com o objetivo de possibilitar um contato maior desses estudantes com profissionais atuantes nas áreas da Saúde, Humanas, Exatas e Tecnológicas. Nas ações, eles podem esclarecer dúvidas sobre diversos aspectos de uma determinada profissão.

“O colégio Cepi Expansão sempre realiza encontros vocacionais com os alunos. Essa atividade contribui no esclarecimento de dúvidas desse estudante, pois eles entram na universidade cada vez mais cedo. Às vezes temos uma visão a respeito de um determinado curso e não sabemos de fato como é. Quando o professor passa informações mais concretas em relação ao mercado de trabalho, desenvolvimento do curso, disciplinas e grade curricular, amplia o horizonte do aluno em relação ao que ele quer cursar”, observa a coordenadora do ensino médio do Cepi Expansão, Tatiana de Jesus.

Após a apresentação dos cursos de Direito, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, ontem, dia 28, os estudantes conheceram nesta terça-feira, 29 de abril, os pontos fortes para quem pretende seguir nos cursos de Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia. A coordenadora Luciana Zago, por exemplo, pontuou os diferenciais da área fisioterápica e enfatizou o contato do universitário com as atividades práticas desde o início da graduação.

Melyssa, Allyson e Gabriella aprovam iniciativa do projeto

Melyssa, Allyson e Gabriella aprovam iniciativa do Programa

“A procura pelo curso de Fisioterapia está muito grande. E nos encontros esclarecemos os pontos mais fortes da profissão. Desde o primeiro período da graduação, os alunos participam de um estágio observatório no Centro de Saúde Ninota Garcia, bem como fazem projetos de iniciação científica e monitorias. A competência do aluno começa na universidade e acredito que a Unit capacita o estudante desde o início. Isso faz diferença”, salienta Luciana Zago.

Apesar de não ser o curso escolhido por Allyson Soares, Melyssa Medeiros e Gabriella Santana, os estudantes estão atentos a todas as informações e oportunidades de carreira profissional. “Às vezes escolhemos um curso que não nos identificamos e aqui os professores falam sobre as possibilidades oferecidas pelo curso”, observa Gabriella com foco no curso de Direito. “Esta é uma decisão importante e é fundamental que a gente saiba de uma forma mais concreta, como será a profissão. Escolhi, por exemplo, Fonoaudiologia porque acho interessante trabalhar com pessoas, especialmente crianças”, ressalta Melyssa. Para Allyson, que pretende seguir carreira na Engenharia Civil, o contato com profissionais da área faz diferença na hora de escolher, confirmar e construir uma carreira de sucesso. “Aqui é o momento onde esclarecemos as dúvidas, sabemos sobre os campos de atuação, salário. Nos ajuda muito”, confessa o estudante.

Coord. Tatiana e uma das responsáveis pelo projeto, Jennyfer Thaynara

Coord. Tatiana e uma das responsáveis pelo projeto, Jennyfer Thaynara

A parceria da ação no Colégio Cepi é uma das 90 firmadas com escolas das redes pública e privada da capital sergipana através do Programa Unit Portas Abertas. “O foco principal do projeto é levar conhecimento ao aluno e tirar dúvidas da profissão que ele quer escolher. É trazer o professor para orientar este estudante, ajudando-o a se descobrir melhor como futuro profissional”, explica uma das responsáveis pela ação, Jennyfer Thaynara Silva.

Em maio, os alunos do Cepi irão a Universidade Tiradentes para visitar alguns laboratórios e estrutura da instituição.

Foto: Marcelo Freitas

Compartilhe: