ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos e egressos da Unit vencem Prêmio Fapitec/SE


às 20h16
Andréa Rosevell Souza dos Santos, na categoria Jovem Jornalista
Andréa Rosevell Souza dos Santos, na categoria Jovem Jornalista
O jovem cientista, Rafael Santos Barboza
Pesquisador Júnior, Ranyere Lucena de Souza
Compartilhe:
Pesquisador Júnior, Ranyere Lucena de Souza

Pesquisador Júnior, Ranyere Lucena de Souza

A Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe realizou, na noite dessa quarta-feira, 8, a entrega do Prêmio Fapitec/SE de Comunicação e Divulgação Científica. A cerimônia, realizada no Museu da Gente Sergipana, também marcou a abertura da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia – SNCT – em Sergipe. Entre os 11 premiados, incluindo jornalistas, pesquisadores e estudantes, quatro são estudantes ou profissionais da Universidade Tiradentes.

Na modalidade Pesquisador Júnior, o vencedor foi Ranyere Lucena de Souza, egresso de Engenharia Ambiental; na categoria Jovem Cientista (IC e IT), quem se destacou foi Rafael Santos Barboza, aluno do 5º período de Psicologia. A acadêmica de jornalismo Andréa Rosevell Souza dos Santos foi premiada como Jovem Jornalista (estudante) e o egresso de Comunicação Social e repórter da TV Sergipe, Anderson Barbosa, conquistou o prêmio na categoria Jornalismo Científico.

O jovem cientista, Rafael Santos Barboza

O jovem cientista, Rafael Santos Barboza

O presidente da Fapitec-SE, José Ricardo de Santana, ressaltou que o prêmio concedido representa o reconhecimento à produção do conhecimento. “É uma forma de incentivar para que as pesquisas realizadas sejam efetivamente divulgadas como forma de reconhecimento a quem está produzindo e estimulando as novas gerações”, comenta.

Aluno de iniciação científica desde o segundo ano da graduação, Ranyere Lucena de Souza, hoje doutorando em Saúde e Ambiente pela Unit, comemora o prêmio. “É bom saber que o Estado está voltado para esse caminho de pesquisa”, diz. Realizado em parceira com pesquisadores da Universidade de Aveiro, em Portugal, o estudo de Ranyere sugere um novo conceito do sistema aquoso bifásico através da adição de líquidos iônicos, que é, segundo o pesquisador, um novo solvente cada vez mais utilizado pela biotecnologia.

Já o acadêmico de Psicologia, Rafael Santos Barboza, venceu o prêmio com uma pesquisa financiada pela Fapitec-SE, que tem como foco principal a depressão e os meios de comunicação. “O grande mérito do prêmio é o de incentivar novos pesquisadores e também àqueles que já desenvolvem algum tipo de estudo, dar andamento ao mesmo”, avalia.

Andréa Rosevell Souza dos Santos, na categoria Jovem Jornalista

Andréa Rosevell Souza dos Santos, na categoria Jovem Jornalista e, ao fundo, o egresso Anderson Barbosa, na categoria Jornalismo Científico

A concludente do curso de Jornalismo, Andréa Rosevell Souza dos Santos, confessa que sempre exerceu seu fascínio pelo jornalismo científico. Premiada com o troféu na categoria Jovem Jornalista (estudante), Andréa aproveitou o período em que esteve realizando estágio no Instituto de Tecnologia e Pesquisa para dar início ao trabalho.

“Ao produzir uma matéria de divulgação científica realizada com um pesquisador do ITP, passei a entender como o ele elabora suas pesquisas para o desenvolvimento de uma tecnologia barata, capaz de transformar o óleo de cozinha em energia”, relata.

Na opinião da diretora de Pesquisa e Extensão da Unit, professora Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho, a solenidade de entrega do prêmio Fapitec-SE representa o reconhecimento do trabalho que os pesquisadores do Grupo Tiradentes realizam com os alunos de mestrado, doutorado e iniciação científica. “Prêmios como esses que reconhecem o talento dos nossos alunos representam um estímulo para que possamos continuar esse caminho das descobertas e da produção do conhecimento”, finaliza.

Compartilhe: