ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos entregam 1 tonelada de leite arrecadado durante a 9ª Semex

O produto foi entregue por estudantes da Unit a oito instituições beneficentes que atendem crianças e idosos

às 16h28
A Sociedade Espírita Joana de Ângelis atende 20 crianças necessitadas
A Sociedade Espírita Joana de Ângelis atende 20 crianças necessitadas
Núcleo Comunitário de Ação Social do Fernando Collor
Same recebe com gratidão o leite entregue pela equipe da Extensão
Legião da Boa Vontade recebe e agradece a doação
Gacc também é beneficiado com a doação
Casa Maternal Amélia Leite, atende às suas crianças
Oratório Bebé, sempre presente na lista de doações
Instituição Beneficente Emanuel – Ibem
Compartilhe:

Numa tarde prenhe de emoções, alunos dos cursos de Psicologia e Nutrição, representando os acadêmicos de todos os cursos da Universidade Tiradentes, acompanhados de colaboradores da Diretoria de Extensão fizeram entrega de cerca de uma tonelada de leite em pó a instituições beneficentes que atendem crianças e idosos na capital e na grande Aracaju.

No Bairro Santa Maria, por onde começou a distribuição das caixas contendo o alimento, a equipe mobilizada para a tarefa se deparou com uma situação em que a solidariedade de um abnegado voluntário sobrepõe às dificuldades impostas pelo cotidiano. Ao todo, 20 crianças portadoras de deficiências são dignamente assistidas pela Sociedade Espírita Joana de Ângelis, graças ao empenho e esforço pessoal de Alexandre César Dantas. Ao receber a doação, o colaborador e voluntário Ricardo, irmão de Alexandre, exaltou o significado e a importância do alimento para suprir a necessidade básica das crianças. “Vocês não fazem ideia do quanto esse gesto representa para a continuidade do nosso trabalho”, esboçou emocionado.

A segunda instituição a receber as caixas contendo centenas de pacotes de leite também está localizada no Bairro Santa Maria e é denominada Instituição Beneficente Emanuel – Ibem –, também espírita e cuja missão é divulgar a doutrina possibilitando a educação do Ser Integral e de assistência integral às crianças carentes.

No Oratório de Bebé, localizado no Bairro Cirurgia, a entrega do leite pelos alunos às irmãs que administram a entidade já se tornou uma rotina. Diante do trabalho solidário desenvolvido pela instituição, ela está sempre inserida na lista de doações que a Diretoria de Extensão da Unit faz a cada encerramento da Semex. Abraçando o gesto com gratidão e alegria, a irmã Marisa Inês Mosena, recém-chegada ao Oratório lembra que há um grande número de pessoas assistidas pela instituição motivo pelo qual a doação da Unit tem um significado ímpar, pois contribui efetivamente para o desenvolvimento das ações solidárias.

A professora Sirleyde Xavier dos Santos da Casa Maternal Amélia Leite, quarta instituição agraciada com a entrega do leite, salienta a importância da doação do produto para nutrir as 180 crianças assistidas. “É imprescindível que instituições como a Unit demonstre sensibilidade através de um gesto tão grandioso como esse”, lembra.

O Grupo de Assistência a Criança com Câncer –Gacc também esteve incluída na relação de instituições agraciadas com a doação do leite arrecadado pela Diretoria de Extensão da Unit durante o processo de inscrição dos alunos para os minicursos ofertados durante a Semex. “As 53 crianças de zero a 16 anos assistidas pela instituição precisam continuamente de gestos como esse”, lembra o supervisor de comunicação da casa, Frede Gomes.

Também na Legião da Boa Vontade, a entrega das caixas contendo centenas de pacotes e latas de leite em pó, proporcionou aos gestores, às 60 crianças e 80 idosos assistidos a mesma alegria que as demais entidades beneficiadas. Na opinião do gerente da LB V Alexandre costa, o trabalho é desenvolvido diariamente e todas as doações têm um significado especial, pois reforça as ações praticadas.

No Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição, conhecido como Same, localizado no Bairro Industrial, as centenas de pacotes e latas de leite em pó foram recebidos pelo diácono e diretor da casa Antônio Costa Almeida. “A doação é de grande importância porque auxilia no desenvolvimento do trabalho que realizamos com 64 asilados”, salienta o senhor Antônio que preside a casa há 12 anos.

O procedimento da entrega do leite foi encerrado na ONG denominada Núcleo Comunitário de Ação Social do Fernando Collor. Sob a direção de Jorgival Fernandes dos Santos a instituição fundada em 1996 tem capacidade para abrigar 50 crianças e atende atualmente 39 menores em situação de risco do município de Nossa Senhora do Socorro.

Todo o trabalho de entrega de cerca de uma tonelada de leite arrecadado foi coordenado e acompanhado de perto pela coordenadora da Semex, professora Cristiane de Souza Santana Lima. Segundo a docente, a entrega do leite representa um importante papel social e lembra que por ter um papel fundamental dentro da Semex, as instituições já aguardam o encerramento do evento para receber todo o produto arrecadado.

Para as alunas dos cursos de Nutrição e Psicologia que acompanharam durante toda a tarde e início da noite a entrega às instituições, muito mais que participar da Semana na condição de voluntárias, o importante foi ter a chance de chegar à comunidade e ver de perto o quanto relevante à ação extensionista.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: