ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos visitam ambientes da Mostra Aracaju/22

A ideia é despertar no futuro arquiteto ou designer a importância de criar memórias afetivas através das obras.

às 17h35
Compartilhe:

A ampla variedade de ambientes residenciais e comerciais da Mostra Aracaju/22 proporciona uma experiência completa. Enquanto passam de um espaço a outro durante as visitas técnicas ao à casa que abriga a quartos, salas, varandas e cafés projetados, os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, e Design de Interiores da Universidade Tiradentes (Unit) podem perceber a importância de criar memórias afetivas através das suas obras.

De acordo com a professora Flávia Cristina Bassan Saldanha, a visitação permite ampliar o repertório dos alunos. “Ter contato com diferentes soluções projetuais, estilos compositivos e ao conhecer a intenção dos arquitetos e designers ao idealizar o espaço, faz com que eles compreendam melhor a importância na definição do conceito e partido dentro do processo de projetação. Ao transpor a teoria para a prática, nossos alunos conseguem uma melhor assimilação do que é apresentado em sala de aula”, diz.

“Por trabalharmos com espaços construídos, a possibilidade de interação com o ambiente considerando sua escala real, as proporções e texturas, as nuances alcançadas a partir da composição de cores e iluminação, tudo isso aflora neles a importância em pensar o projeto com uma visão mais ampla, considerando uma experiência sensorial. É nesse momento que eles compreendem que o trabalho do arquiteto vai além do domínio dos aspectos técnicos e especificações, mas trata-se também de criar memórias a partir da vivência dos usuários naquele espaço por nós idealizado e projetado”, afirma a professora.

Mostra Aracaju

A Mostra Aracaju traz uma ampla variedade de ambientes, que vão desde residenciais, como quartos, salas e varandas; e comerciais, a exemplo do café e da galeria, e até mesmo soluções completas como lofts. “Assim, os nossos estudantes puderam ter uma experiência bastante completa na arquitetura, no design de interiores e no paisagismo, tendo contato com a tecnologia voltada principalmente à soluções de automação como é o caso da Gourmet Biancogres do arquiteto Gilvan Acciolli, egresso da nossa instituição, onde muitas funções do espaço são acessíveis através de interação com a Alexa; a irrigação automatizada, presente no Jardim Cardio, assinado pelo arquiteto paisagista Danillo Sobral, entre tantos outros”, conta.

“E o mais importante, eles puderam ver que é possível criar ambientes elegantes e modernos a partir de soluções técnicas adequadas e muita criatividade, mesclando o mobiliário assinado e o revestimento lançamento com elementos regionais e da nossa identidade, como vasos de cerâmica do Mercado de Artesanato Thales Ferraz e obras inspiradoras de artistas plásticos sergipanos”, conclui Flávia.

Para a estudante do 8º período do Arquitetura e Urbanismo, Marilza Lopes Honorato, a visita foi proveitosa. “Fiquei impressionada com os detalhes e profissionalismo dos arquitetos e decoradores de Aracaju, não deixam a desejar nada para outras cidades. A visita foi muito proveitosa, acho que para meu grupo que está no final do curso, uma Mostra como essa ajuda muito entendimento de detalhes e mercado de trabalho. Também tivemos a oportunidade de ter uma aula com Danilo Sobral sobre paisagismo que foi muito proveitosa”, conta.

Leia também: Estudantes participam de visitas técnicas à Mostra Aracaju 2022

Compartilhe: