V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Arquiteto espanhol palestra na Unit


às 17h52
Professor faz palestra no Teatro Tiradentes
Professor faz palestra no Teatro Tiradentes
Alunos participam interagindo com perguntas
Compartilhe:
Professor faz palestra no Teatro Tiradentes

Professor faz palestra no Teatro Tiradentes

Convidado especial pela Coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit, o arquiteto e professor espanhol Manuel Barreras proferiu palestra na noite dessa quinta-feira, 4, para alunos, professores e profissionais convidados sobre o tema “A estrutura como impulsor (motor) da arquitetura e como influência nos avanços dos sistemas estruturais para a arquitetura no decorrer da história”.

O evento, realizado no turno noturno no Teatro Tiradentes atraiu a atenção de muitos estudantes de vez que foi realizada pelo professor convidado uma abordagem retrospectiva arquitetônica relacionando a importância dos sistemas estruturais na arquitetura desde a antiguidade ao contemporâneo.

“Abordo um tema que revela a aluno uma visão ampla sobre a Arquitetura desde a evolução das estruturas”, lembra o professor Manuel salientando que essa evolução implica grandes mudanças no decorrer histórico da Arquitetura.

“Faço um paralelismo mostrando como os avanços na técnica vão modificando os estilos arquitetônicos” acrescenta o palestrante.

Alunos participam interagindo com perguntas

Alunos participam interagindo com perguntas

O seu desejo ao revelar a trajetória histórica da Arquitetura é fazer com que o aluno perceba que elaborar um projeto arquitetônico não significa um bicho de sete cabeças. Segundo ele, projetar uma estrutura entendendo como ela funciona ajuda no projeto tanto arquitetônico, quanto estrutural.

Para o coordenador do curso, professor Me. Ricardo Soares Mascarello, a presença do convidado revela mais que uma aula de recepção aos alunos novatos, apesar de concluída a quinta semana do semestre letivo.

“O aspecto mais significativo é pelo fato do professor Manuel Barreras ter uma formação em outro país, no caso, a Espanha”, lembra Ricardo, acrescentando que o país europeu há pouco mais de dez anos não existia a figura do engenheiro civil. “A pessoa se formava arquiteto e abraçava as habilitações que aqui não Brasil são feitas por arquitetos e engenheiros”, lembra o professor, justificando assim a importância da palestra de um profissional com experiência ampla nas duas áreas.

 

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: