A cerimônia de passagem da lâmpada, repetida na noite dessa segunda-feira, 26, durante a aula inaugural de Enfermagem da Unit, representa simbolicamente uma das atividades promovidas pela coordenação do curso com o propósito de receber de forma calorosa os novos acadêmicos.
Em noite festiva iniciada com uma apresentação musical, os alunos concludentes promoveram a passagem da lâmpada para os calouros, dando continuidade a uma programação que culminou com uma palestra proferida pela professora Emília Cervino nogueira.
“A cerimônia da lâmpada retrata a iluminação do caminho que deverão trilhar esses alunos ingressantes”, pondera Manuela de Carvalho Vieira Martins, docente do curso e tutora do Projeto Mentoria.
Esse é um momento importante para que os alunos conheçam a instituição, sua estrutura acadêmica e administrativa e também os profissionais que contribuirão para a formação de cada novo profissional da Enfermagem.
Aline Leal Santos, acadêmica concludente e voluntária no Projeto Mentoria, salienta que se sente muito confortável e participativa. “Na minha época, eu não tive esse acolhimento que os calouros recebem hoje. Percebo que eles se sentem muito mais integrados, e nós, por outro lado, convictos de que fazendo algo em benefício deles, estamos também alimentando a nossa autoestima”, opina.
“A aula inaugural representa um momento acolhedor e tem como proposta receber o nosso aluno, mostrando desde o início do curso como a Enfermagem da Unit forma o profissional. Esse é o momento em que o ingressante conhece projetos e atividades que são desenvolvidos durante sua graduação”, complementa a coordenadora do curso, professora Maria Pureza Ramos de Santa Rosa.