ESTUDE NA UNIT
MENU

Autoestima contra o câncer de mama


às 17h42
Serviços foram ofertados na Clínica de Estética da Unit
Serviços foram ofertados na Clínica de Estética da Unit
Compartilhe:
Serviços foram ofertados na Clínica de Estética da Unit

Serviços foram ofertados na Clínica de Estética da Unit

A coordenação do curso de Estética e Cosmética da Universidade Tiradentes promoveu, na última quinta-feira, 16, uma manhã de beleza gratuita para cerca 35 mulheres que passaram por tratamento contra o câncer de mama. Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa é desenvolvida em parceria com a Associação de Apoio a Adultos com Câncer do Estado de Sergipe – AAACASE –, em alusão ao Outubro Rosa.

“O objetivo é resgatar a autoestima dessas mulheres, que em sua maioria precisaram fazer mastectomia, a cirurgia de remoção total da mama. Muitas delas foram abandonadas pelo marido no momento em que receberam o diagnóstico da doença e, por isso, precisam da autoestima elevada para dar valor à vida e se sentir bem”, explica a assistente social da AAACASE, Sheila Arimatéia.

Na Clínica da Estética da Unit, as pacientes receberam tratamento de higienização facial, hidratação corporal e capilar, maquiagem, corte de cabelo, escova e massagem. “Elas muitas vezes sentem dores no corpo todo e a massagem ajuda no processo de relaxamento”, explica a professora da Universidade Tiradentes, Ketheleen Medeiros.

“Cheguei na Clínica de Estética da Unit com dor de cabeça, dor de coluna, e fiquei boa. Estou flutuando, felicíssima da vida”, diz a aposentada Lindinalva dos Santos Silva, de 65 anos, diagnosticada com câncer de mama há 11. “Para nós é tudo de bom, um momento muito especial. Quando a gente descobre que está com a doença, pensa logo que vai morrer e depois passa por um processo doloroso de quimioterapia e radioterapia. Depois de tudo superado, é bom se sentir mais bonita”, acrescenta a vendedora autônoma Arlete Marcelino Gomes, 45, que descobriu o câncer em 2009.

SUPERAÇÃO

A manhã de beleza tem um significado ainda mais especial para a estudante de Estética e Cosmética Ana Carina Santana Ribeiro Nascimento. Aos 35 anos, viúva e mãe de dois filhos, ela recebeu o diagnóstico do câncer de mama, encarou o tratamento e venceu a doença. Agora, na Unit, tem a oportunidade de fazer o bem para outras mulheres que viveram o mesmo drama.

“Descobri o câncer de mama em maio do ano passado e, num primeiro momento, meu mundo caiu. Como os meus filhos já não têm mais o pai, era muito difícil pensar na morte. Eu só pensava na vida, pois precisava viver para eles. Sempre dei a volta por cima, porque fazia o tratamento com esperança de que tudo iria terminar bem. Hoje, estou emocionada em poder participar desta manhã de beleza. Adoraria ter recebido esse carinho e atenção quando estava em tratamento”, comenta Ana Carina.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: