Por Nivaldo Menezes
Convidado para proferir palestra durante a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente ocorrida na tarde dessa quinta-feira, 15, na sala 4 do bloco F no Campus da Farolândia, o professor da Universidade Estadual do Maringá João Carlos Palazzo de Mello discorreu sobre ‘Biodiversidade e saúde: P, D & I em medicamentos fitoterápicos’.
“A partir da nossa biodiversidade e do desenvolvimento de produtos medicamentosos apresento dois modelos de pesquisa a partir da planta até a obtenção do produto final”, ressalta o palestrante. Ele explica que a ideia é pegar uma planta utilizada pela população e a partir dela tentar produzir ciência por meio de alunos de pós-graduação. “Com base na coleta de dados e informações é possível a utilização de tecnologias que favoreçam a produção final de medicamentos”, ressalta o doutor João.
“Esse é o momento em que recepcionamos os novos mestrandos e ao mesmo tempo congrega aqueles alunos que já estão aqui junto com os professores”, argumenta a diretora pesquisa do Grupo Tiradentes, professora Juliana Cordeiro. Ela acrescenta que a vinda do doutor João Carlos resulta da parceria firmada entre a Unit e a Universidade Estadual de Maringá, por meio do Programa de Estímulo à Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação em Instituições de Ensino Superior de Sergipe – Promob. Trata-se de um programa financiado pela Fapitec que estimula e favorece o intercâmbio entre alunos das instituições parceiras e amplia o parque de laboratório.
Na opinião da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente, professora Margarete Zanardo Gomes, fazer pesquisa no Brasil sempre representou um grande desafio. “A partir dessa constatação há um interesse latente em formar novos pesquisadores preparados para a resolução de problemas e enfrentamento das dificuldades”, pondera a docente dando como exemplo o sucesso obtido com a formação da primeira turma de doutorado em Saúde Ambiente da Unit. “As defesas apresentadas consolidam a participação programa na formação dos recursos humanos”, conclui.