Por Raquel Passos
Com o objetivo de reafirmar aos alunos do curso de Biomedicina da Universidade Tiradentes a importância do profissional biomédico no atual contexto que o mundo vivencia, no último dia 06, aconteceu o evento virtual Biomedicina em Foco: desafios dos biomédicos frente a Covid-19. Cerca de 160 alunos participaram do evento.
Sobre coleta de exames para diagnóstico da Covid-19, a biomédica egressa da Unit, Aline Marinho, que atualmente é assessora científica do Laboratório Central de Sergipe e responsável técnica do Laboratório Municipal de Nossa Senhora do Socorro/SE, ministrou palestra. Em seguida, a também egressa Mariene Amorim abordou sobre o que há de mais novo em pesquisa na Universidade de Campinas a respeito do diagnóstico do SARSCOV e biologia molecular.
“Foram palestras incríveis, que motivaram nossos alunos sedentos por novos conhecimentos sobre coleta de exames para o novo coronavírus, e com informações inovadoras também sobre biologia molecular e os exames considerados padrão ouro para diagnóstico do COVID-19. Apresentando, portanto, as melhores metodologias para diagnóstico do vírus, o que reforça a importância e responsabilidade que a profissão exige desde a análise pré-analítica até analítica”, explica a coordenadora do curso, professora Patrícia Almeida.
De acordo com professora Patrícia, o evento Biomedicina em Foco foi idealizado com a intenção de trazer, durante todos os meses de 2020, algum profissional biomédico de renome, com uma habilitação de mercado diferente, para ministrar palestra aos alunos. Mas precisou ter sua periodicidade ajustada diante da pandemia da Covid-19.
“A partir de agora, teremos a cada quinzena pelo menos, um egresso de sucesso, para ministrar palestra e compartilhar um pouco de seus conhecimentos e atuação”, explica professora Patrícia, lembrando que o Centro Acadêmico de Biomedicina auxiliou na organização.
A próxima edição será dia 20 com a egressa da Unit, Mariana Ferreira Alves, que atua no Grupo Hermes Pardini e falará sobre “Controle de qualidade” e Fabrícia Santos de Sousa, biomédica egressa e assessoria científica.
*Matéria atualizada em 09/07/2020, às 18h45