ESTUDE NA UNIT
MENU

Biomédico graduado pela Unit é aprovado, 15 dias após a formatura, em seletiva do banco de sangue referência na América Latina

Com uma carreira acadêmica intensa, Leonan Oliveira buscou qualificação e aproveitou as oportunidades ofertadas pela instituição. O somatório das experiências garantiu sua colocação no Banco de Sangue Colsan.

às 16h35
Compartilhe:

“Desde os primeiros períodos, sempre me dediquei o quanto pude para aprender e ser um bom profissional. Nos laboratórios de anatomia, conhecia todo mundo, de tanto tempo que ficava por lá”. O depoimento é de Leonan Oliveira de Souza, egresso do curso de Biomedicina da Unit, contratado pelo Banco de Sangue Colsan – Associação Beneficente, em São Paulo.

Empreendedor na vida e nos negócios, Leonan deixou Rio Real, na Bahia, e ingressou em 2015 no curso de Biomedicina na Universidade Tiradentes determinado a escrever seu nome na área. Ainda no 2⁰ período teve a oportunidade de ingressar no Instituto de Tecnologia e Pesquisa- ITP, onde viveu as primeiras e mais marcantes experiências do mundo acadêmico.

“Conheci grandes pesquisadores, a exemplo de Dr. Ricardo Albuquerque, do Laboratório de Morfologia e Patologia Experimental, onde pude produzir diversos resumos científicos e participar da produção de uma patente. Na mesma instituição, me tornei estagiário do Laboratório de Análises Microbiológicas- LAM e tive chance de produzir um artigo no Laboratório de Biomateriais- LbMat. Ao sair do Instituto, conheci o mundo na Imuno-Hematologia como estagiário do Hemocentro de Sergipe- Hemose”, conta.

Nessa mesma fase, Leonan participou, ativamente, de Ligas Acadêmicas. Sendo um dos fundadores da Liga Acadêmica de Patologia e Histotecnologia, atuou como Presidente e Vice-presidente. Também participou, como diretor de marketing, presidente, vice-presidente, da Liga Acadêmica de Hematologia, e ainda foi membro da Liga de Genética.

“Durante este período recebi algumas premiações em eventos, a exemplo da Jornada de Biomedicina e de Práticas Investigativas. Participei ainda da organização de eventos Científicos presenciais e on-line, dentre eles o maior evento científico da universidade, a Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes- SMPESq , a qual estive como membro do comitê científico”, lembra. 

Seleção

Com uma vida acadêmica intensa, o hoje Biomédico, participou de alguns processos seletivos. “Uma das experiências foi o Hack For Helth, o primeiro Hakatoon da Universidade Tiradentes. Ficamos imersos, por três dias consecutivos, em uma casa de vidro, em busca de uma solução para a melhoria da segurança de pacientes na área da saúde. Também fui aprovado no intercâmbio da Universidade do Porto em Portugal, pelo programa de Bolsas Ibero-Americanas do Banco Santander, mas infelizmente não pude ir”, revela.

Ao longo da disciplina Estágio 1, Leonan já buscava uma oportunidade de fazer o estágio 2. Foi quando em um curso promovido pelo Hemose,  fez contato com uma professora doutora que permitiu sonhar com uma vaga na Fundação Pró-sangue – Hemocentro do Estado de São Paulo, banco de sangue referência em toda a América Latina. Leonan Oliveira, não perdeu tempo e se se lançou no desafio.

“Em São Paulo fiz contato com profissionais reconhecidos nacionalmente e como pretendo crescer profissionalmente, resolvi ficar nessa terra onde estão os maiores centros do País”.

Leonan Oliveira, que saiu de Rio Real, na Bahia, sem nunca ter esquecido das suas raízes, concluiu a graduação em Biomedicina no mês de setembro de 2020, em plena pandemia do novo coronavírus, e em apenas 15 dias de formado foi aprovado, em primeiro lugar, na seletiva para o Banco de Sangue Colsan – Associação Beneficente.

“Estou também como assessor técnico da Byoline Corporation, empresa que presta serviços na área da saúde, em especial a área de Imuno-Hematologia em banco de sangue. Iniciei organizando um Workshop online visto minha experiência adquirida durante a graduação. Hoje, estamos organizando mais eventos e escrevendo um e-book”, relata.

Voluntariado e empreendedorismo

Durante a graduação, fora da sala de aula ou do laboratório, Leonan ainda se dedicou ao voluntariado. “Trabalhar a perspectiva humana sempre fez parte do meu dia a dia. Por quatro anos estive voluntário da ONG Circo Esperança. Após essa vivência montei o meu próprio projeto social que durou todo o ano de 2019”, confidencia.

O 365 Ações, que começou com 15 amigos, se transformou numa corrente do bem em vários estados do Brasil, com campanhas de doação de sangue, cabelo, cestas básicas, pratos de alimentos, fraldas geriátricas, dinheiro, para os mais diversos problemas humanos. Além disso, o projeto social, trabalhou a conscientização ambiental com o plantio de árvore, retirada de lixo das praias e no mar.

Recentemente, Leonan passou a atuar também, mesmo de forma remota, no novo empreendimento da família. “Na clínica recém inaugurada em minha terra natal, ocupo o cargo de CEO. Mesmo de longe, mantenho contato com profissionais e com o departamento de marketing”, finaliza.

Leia também: Egressas de Biomedicina da Unit estão inovando na área de neuroengenharia

Compartilhe: