ESTUDE NA UNIT
MENU

Boas-vindas

Universidade Tiradentes recebe calouros para momento de integração e troca de experiências

às 18h03
O momento é um dos mais importantes para os estudantes que irão enfrentar uma nova etapa. Durante dois dias, coordenadores dos cursos de graduação da Universidade Tiradentes – Unit, por meio do Programa de Apoio Pedagógico e Integração de Calouros – Papi, da Diretoria de Graduação, recepcionam os estudantes que ingressarão na instituição de ensino.
Veteranos e calouros reunidos do curso de fisioterapia (Fotos Marcelo Freitas)
Veteranos e calouros reunidos do curso de fisioterapia (Fotos Marcelo Freitas)
"Tentamos ao máximo promover uma grande integração", declara Professora Luciana Zago. (Fotos: Marcelo Freitas)
Pedro Marques, estudante de fisioterapia interage com calouros em laboratório (Fotos: Marcelo Freitas)
Representantes do Cafisio interagem com calouros de fisioterapia
Pedriane Barbosa recepciona calouros de arquitetura (Fotos Marcelo Freitas)
Paulo Martins, coordenador de Engenharia Civil, interage com calouros (Fotos Marcelo Freitas)
Professores e calouros de enfermagem (Fotos Marcelo Freitas)
Compartilhe:

“A chegada à universidade propõe uma nova fase. É o momento de descontruir o que foi segmentado ao longo do ensino médio. Precisamos integrar o estudante dentro desse universo que trará novas experiências. A gente percebe que o aluno que passa pelo momento de integração vivencia melhor seu curso, se apodera de informações que talvez ele levasse um tempo maior para isso e desenvolve uma boa afetividade com a turma” explica Michelline Roberta Simões do Nascimento, gestora do Centro de Inovação e Tecnologia Educacional – Cite – da Diretoria de Graduação da Unit.

Para a coordenadora do curso de fisioterapia, professora Luciana Zago, este encontro inicial já faz criar uma aproximação e envolvimento maior entre estudantes e professores. “Este é o primeiro contato. Nosso papel é de encontrar uma melhor forma de abraçar este aluno para que ele sinta-se em casa. Eles chegam com grande expectativa e tentamos ao máximo promover uma grande integração”, declara.

Caroline Silva Pereira, 19 anos, foi aprovada para o curso de fisioterapia. Para ela, participar desse momento de interação foi bastante proveitoso. “Achei muito interessante porque é uma forma de aproximar o aluno na área que ele vai estudar e se formar. A universidade é muito bem estruturada, superou minhas expectativas”, afirma.

Já o professor Paulo Martins, coordenador do curso de Engenharia Civil, considera a iniciativa de grande relevância por também apresentar os programas institucionais que a Unit oferece para beneficiar os alunos ao longo do período letivo. “Os calouros chegam bastante ansiosos. Por isso, já no primeiro dia procuramos informar o que de melhor a universidade pode proporcioná-los. Laboratórios específicos, Unit Carreiras, Idiomas e a internacionalização são alguns dos pontos abordados durante o momento de integração”, explica.

A ocasião também é oportuna para os veteranos dar as boas-vindas. Os integrantes do Centro Acadêmico de Fisioterapia apresentaram o curso e participaram das atividades desenvolvidas no laboratório com os calouros. Pedro Marques, presidente do Cafisio, assegura que esse acolhimento é adequado para troca de experiências. “Tudo isso vale a pena. Procurem absorver tudo que é passado pelos professores. O profissional que vocês serão daqui a cinco anos, começa hoje”, diz o estudante que cursa o 9º período.

O programa, implantado em 2011, passou por reestruturação e adequações com o objetivo de aprimorar o que já era oferecido colhendo bons resultados.

As aulas do período 2015/2 iniciam na próxima segunda-feira, 27, para os calouros e veteranos.

Compartilhe: