ESTUDE NA UNIT
MENU

Brasil discute mediação para conflitos

Durante evento realizado em Cusco, docente da Unit fala sobre conciliação de conflitos e lança livro sobre o tema

às 14h59
Momento em que o professor apresenta sua obra
Momento em que o professor apresenta sua obra
O conferencista apresenta o tema na ótica brasileira
Compartilhe:

O professor João Alberto Santos de Oliveira, responsável pela disciplina de Estágio Supervisionado I do Departamento de Direito da Universidade Tiradentes, participou como um dos conferencistas convidados do 3º Congresso Internacional de Arbitraje y Conciliación. O evento realizado entre os dias 26 e 28 de março na cidade peruana de Cusco mobilizou advogados, juízes, estudantes de Direito, conciliadores, funcionários públicos, e teve como objetivo principal debater critérios uniformes na aplicação de ferramentas legais.

O jurista sergipano que também preside a Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB/SE discorreu sobre o tema “Problemáticas y avances en la utilización del arbitraje en contrataciones públicas en Brasil” e durante o Congresso lançou o livro “Métodos adecuados de solución de conflictos: una perspectivas en Brasil”.

A obra, publicada de forma independente, em espanhol, trata de outros métodos de solução de conflitos fora do poder judiciário. A ideia para a feitura do livro, segundo o professor João Alberto, surgiu com a possibilidade de ele levar para outros países o desenvolvimento do Brasil sobre os temas de conciliação, mediação e arbitragem.

“O Brasil vem estimulando a conciliação, a mediação e a arbitragem como formas de solucionar conflitos de uma maneira mais rápida e que satisfaça as necessidades e interesses das partes. O livro aborda as dificuldades ainda enfrentadas, principalmente em relação a contratações públicas. Como também falamos sobre os avanços que vêm acontecendo no Brasil”, enfatiza o autor. João Alberto reconhece a realização do Congresso como uma oportunidade para que cada país possa dar o seu posicionamento sobre a mediação e arbitragem em diversas áreas.

Compartilhe: