Para marcar a data, a programação elaborada pela coordenação da IES naquele município do agreste sergipano reuniu professores, colaboradores administrativos e alunos numa celebração religiosa, seguida de uma apresentação musical e do corte de um bolo.
O ato comemorativo aconteceu na noite dessa quarta-feira, 13, no minishopping do Campus itabaianense, local aonde foi montada uma estrutura para que o público pudesse, confortavelmente, participar da missa celebrada pelo padre e aluno da instituição do curso de Direito, José Carlos Farias de Lima. Após o ato religioso, a plateia pode assistir a um seleto repertório musical apresentado pela Banda Sinfônica da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, sob a regência do maestro Valtênio Souza.
“Consideramos Itabaiana como o celeiro do Estado. É uma cidade de gente empreendedora e trabalhadora. Por isso resolvemos implantar aqui um Campus da Unit e estamos altamente compensados pelo sucesso que alcançamos aqui durante essa década” lembrou o reitor da instituição, professor Jouberto Uchôa de Mendonça.
A professora Maria Aledni Santana Mendes dirige o Campus Itabaiana há cerca de dois anos. Ela revela que fazer parte da família Unit sempre foi um sonho almejado e a oportunidade que lhe foi concedida representa o início de uma trajetória que pretende consolidar a cada dia. O “Campus é frequentado por cerca de dois mil alunos, incluindo o pessoal do Pronatec”, afirma a professora Aldeni lembrando que são ofertados naquele espaço os cursos presenciais de Direito, Serviço Social e Administração, além de nove cursos da modalidade EaD.
Ao prestigiar as comemorações alusivas ao décimo aniversário da Unit em Itabaiana, o prefeito Valmir dos Santos Costa ressaltou que, na condição de cidadão pode acompanhar a evolução do município nos últimos dez anos. Ele lembrou que a primeira instalação da universidade foi no Colégio Dom Bosco, seguida da construção da sede própria. “Desde a oferta das graduações, podemos assegurar que a cultura local mudou radicalmente e como já possuímos vocação para o comércio, a presença da Unit formando profissionais qualificados dignifica cada vez mais nossos cidadãos”, salienta o líder municipal.
Na condição de presidente da Câmera de Dirigentes Lojistas de Itabaiana, Jamesson Ferreira avalia a importância da implantação do campus pelo que ele representa para a formação de profissionais nascidos na cidade ou em municípios circunvizinhos. “Está de parabéns o reitor e toda a equipe de profissionais atuantes na instituição por se tratar de um projeto muito bom e que vem engrandecer o nosso comércio e a nossa cidade”, afirma.
Jéssica Raiane dos Santos Moura nasceu em Aracaju, mas passou a residir no município de Ribeirópolis por questões familiares. O acesso à capital para dar continuidade aos estudos se tornou mais difícil, considerando a necessidade da mobilização diária. “A minha sorte foi que aqui em Itabaiana nós temos a Unit que é referência no norte e nordeste e como era na própria instituição que sempre desejei estudar, tudo ficou mais fácil”, salienta a aluna do 2º período do curso de Direito.
Maria Aparecida Menezes Cruz Andrade chegou ao Campus Itabaiana no dia 14 de setembro de 2004. Na condição de colaboradora mais antiga daquela unidade de ensino Cida como é carinhosamente chamada pelos frequentadores da Biblioteca, local em que está lotada, não esconde o orgulho e a satisfação em ser testemunha do crescimento da instituição no município e do seu comprometimento pela formação de profissionais qualificados. “Aprendi muito, e me sinto honrada por permanecer colaborando com a instituição”, diz.
O professor Raimundo Giovani França Matos também é veterano no Campus Itabaiana. Hoje coordenador do curso de Direito, ele lembra que a expansão do município deve, em parte, à chegada da Unit. “Hoje Itabaiana e cidades vizinhas não conseguem se imaginar sem a presença do Campus da Unit”, salienta o professor orgulhoso pela oportunidade que teve de acompanhar o crescimento do curo que coordena.
Fotos – Marcelo Freitas