ESTUDE NA UNIT
MENU

Campus Itabaiana forma primeira turma do Pronatec


às 18h30
Os formandos
Os formandos
Professor Marcos Vasconcelos
Professor Jorge Anderson de Oliveira
Compartilhe:
Os formandos

Os formandos

A solenidade de formatura realizada na noite dessa quarta-feira, 17, às 19 horas, teve como cenário o Clube de Diretores Lojistas do município do agreste sergipano e reuniu, além dos dezessete novos Técnicos em Orientação Comunitária, seus padrinhos, parentes, amigos e professores.

O gerente de Ensino Técnico do Pronatec, Marcos Vasconcelos, reconheceu durante sua fala a existência de inúmeros desafios, principalmente, o de despertar nos jovens o interesse pelos estudos. Ele lembrou, ainda, que os formandos superaram os seus próprios desafios, inclusive com a necessidade de alguns em se deslocar de municípios vizinhos durante todo o período de duração do curso. “A recompensa pelo esforço está na posição de destaque adquirida para o mercado ao levar em conta a importância do desenvolvimento local”, afirmou o professor reafirmando o comprometimento que a Unit tem com a formação desses milhares de jovens ao interiorizar o ensino técnico através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O campus Itabaiana oferta cinco cursos.

Jefferson Pablo Santos, um dos formandos, tem 21 anos e nasceu em Itabaiana.

Professor Marcos Vasconcelos

Professor Marcos Vasconcelos

Motivado pelo interesse em reativar seus estudos uma vez que havia acabado de perder o emprego, encontrou no Pronatec a chance de recomeçar. Satisfeito por ter feito a escolha certa, o formando reconhece a necessidade da sua comunidade pela ação do Técnico em Orientação Comunitária.

Clayde Ane Ramos dos Santos, também de Itabaiana, pactua com a opinião do seu colega Jefferson e acrescenta que a oferta do curso representa uma excelente oportunidade de mercado de trabalho para quem conseguiu a capacitação.

Luiz Carlos do Nascimento precisou de um pouco mais de esforço para levar até o fim o curso escolhido. Residente na cidade de São Domingos, todos os dias, durante um ano, se deslocou para a cidade vizinha de Itabaiana motivado pela determinação de oferecer seus serviços à sua comunidade. “Agora estou em condições de realizar esse desejo antigo. O curso do Pronatec oferecido pela Unit me deu as ferramentas necessárias para entrar em campo”, afirma sem esconder a emoção.

Alane Nero dos Anjos é da cidade de Campo do Brito e assim como Luiz Carlos, precisou de muita determinação para levar seu curso até o fim. “Não é fácil e, muitas vezes, pensei que não daria conta do recado. Mas hoje vejo o quanto foi importante acreditar e levar adiante os meus objetivos”, conclui.

Professor Jorge Anderson de Oliveira

Professor Jorge Anderson de Oliveira

Convidado a ser paraninfo da turma, o professor Jorge Anderson de Oliveira não conseguia esconder a emoção de conduzir seus alunos. “Tenho certeza de que formei bons profissionais e, acima de tudo, boas pessoas”, disse o mestre durante seu discurso arrancando aplausos e lágrimas dos seus alunos.

Compartilhe: