V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Capela da Unit recebe imagem de Aparecida

Réplica que está visitando as paróquias em Sergipe é homenageada por fiéis

às 22h07
Compartilhe:

A  Capela da Universidade teve uma tarde especial nesta quinta-feira, dia 20. A réplica da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, que chegou a Sergipe no dia 2 de agosto, visitou os fiéis presentes na Capela.  A Basílica Nacional de Aparecida esta comemorando o jubileu dos 300 anos de bênçãos, no ano de 1917, por este motivo está promovendo a visita da Mãe Aparecida Peregrina em várias dioceses do Brasil.

“Para que todo povo católico brasileiro possa reverenciar sua mãe. E chegar mais perto do seu filho”, diz frei Cidmário Bezerra, sobre o objetivo da peregrinação de Nossa Senhora pelo Brasil. A imagem deve visitar as dioceses do Estado até o inicio de outubro. “É com muita alegria que nos recebemos em nossa instituição. Ela se faz presente em todos os lugares, mas é olhando para ela que a gente lembra de tudo, da aparição dela”, afirma a coordenadora da Capela da Unit, Rosângela Aragão Maia.

 

História

A aparição da imagem ocorreu em 1717, época das Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.

 

O fato era que, naquela época, meados de Outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Depois deste encontro, que nos dias de hoje é representado em todo o Brasil no dia 12 de outubro emocionando os fieis, o barco se encheu tanto de peixes que ele quase virou!

 

A partir daí, a devoção da Santa foi se espalhando. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida localizado na cidade de Aparecida, interior do Estado de São Paulo.

 

 

Fotos: Marcelo Freitas

 

Compartilhe: