ESTUDE NA UNIT
MENU



Capes abre inscrições para seleção de projetos internacionais

Estudantes e docentes de pós-graduação em nível de doutorado sanduíche e pós-doutorado podem se inscrever até 22 de setembro

às 17h53
Compartilhe:

Estudantes e docentes de pós-graduação em nível de doutorado sanduíche e pós-doutorado interessados em participar de uma seleção de projetos conjuntos de pesquisa têm até 22 de setembro para inscrever propostas no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Conforme o Edital nº 28/2017, divulgado nessa quarta-feira, 19, o programa, que apoia o intercâmbio científico, selecionará trabalhos desenvolvidos por grupos brasileiros e portugueses vinculados a instituições públicas ou privadas de ensino superior e/ou de pesquisa.

O edital prevê a seleção de até dez projetos conjuntos de pesquisa, mediante decisão conjunta entre as agências financiadoras e disponibilidade orçamentária. Serão aceitas propostas das áreas de ciências do espaço (engenharia aeroespacial, meteorologia, climatologia, astronomia), transportes (infraestrutura, planejamento, organização e engenharia de transportes e tráfego urbano), direito, ciências da informação, arquitetura e urbanismo, planejamento urbano e regional, ciências ambientais e farmacologia.

Benefícios – Além das missões de estudo e outros benefícios previstos no edital, o programa assegura o financiamento de recursos de manutenção do projeto de até R$10 mil e missões de trabalho – consistindo, cada uma, na concessão de auxílio deslocamento, auxílio referente a seguro saúde ou seguro viagem e auxílios diários voltados à viagem internacional para um docente/pesquisador doutor da equipe brasileira oficialmente incluído no projeto. A Capes será responsável pelo repasse de recursos, incluindo bolsas de estudos e pesquisa, auxílios e verba de custeio somente para a equipe brasileira do projeto.

Detalhes do edital, bem como o formulário de inscrição, estão disponíveis na página da Capes.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Capes.

Compartilhe: