ESTUDE NA UNIT
MENU

Centro de Memória Lourival Baptista preserva e fortalece identidade de Sergipe

Acervo conta a vida e obra do médico e político Lourival Baptista, um dos grandes homens públicos da história republicana de Sergipe e do Brasil.

às 21h03
Compartilhe:

Com o objetivo de preservar, pesquisar e divulgar o acervo de um dos mais notórios homens públicos da história da República, a Universidade Tiradentes criou, em 2002, o Centro de Memória Lourival Baptista, a partir da doação de seu acervo pessoal pela família.

Deputado estadual (1947-1951), prefeito de São Cristóvão (1951-1954), deputado federal (1959-1967), governador de Sergipe (31 de janeiro de 1967 a 14 de maio de 1971) e senador (1971-1995), Lourival Baptista cumpriu 42 anos de vida política, tendo criado vários projetos voltados ao desenvolvimento de Sergipe.

Como governador marcou o estado com obras grandiosas, como o edifício Estado de Sergipe, de 28 andares; o Estádio Lourival Baptista, o Baptistão; o Conjunto Residencial Castelo Branco; os colégios Costa e Silva e Castelo Branco; além de rodovias, pontes, ginásios e grupos escolares. Promoveu a eletrificação do interior do Estado, aberturas de estradas, construção de hospitais, maternidades e inúmeras escolas rurais.

“Documentos da vida e obra de Lourival Batista integram o acervo bibliográfico, iconográfico e museológico com mais de dois mil objetos pessoais, 20 mil fotografias no acervo iconográfico e mais de seis mil exemplares em sua biblioteca”, revela Sayonara Viana, licenciada em História, pós-graduada em Educação e Patrimônio Cultural de Sergipe e Museóloga.

Fechado à visitação pública, o acervo do Centro de Memória está sendo submetido aos processos museológicos a fim de ser integrado ao Memorial de Sergipe.

“Para além de um espaço que representa um “lugar de memória”, o Centro preserva a memória de Sergipe e fortalece a nossa identidade”, ressalta Sayonara.

 

Fotos: Acervo Unit

 

Leia também:

Compartilhe: