V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Cerimônia do Jaleco marca chegada de 40 novos alunos de Medicina em Estância

A 3ª turma de Medicina no campus Estância é recepcionada com Cerimônia do Jaleco, momento marcante da vida acadêmica.

às 14h01
Compartilhe:

O início da vida acadêmica é marcado por uma grande mudança de fase. A cada semestre letivo, o curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) recepciona os novos alunos com a Cerimônia do Jaleco, um momento que representa o compromisso da instituição com a formação profissional, por meio de uma educação de qualidade. Na última segunda-feira, 23, foi a vez de 40 estudantes da 3ª turma do curso no campus Estância participarem da comemoração. 

“A Cerimônia do Jaleco é uma celebração tradicional que simboliza o início da jornada de cada futuro profissional. Os estudantes recebem o jaleco de seus pais ou padrinhos pela primeira vez, como o ato de uma transição para o universo da saúde. Ele simboliza a proteção e o cuidado, durante a transição na vida acadêmica para a realização de um sonho, concretizado em conjunto com pais, colegas e professores”, explica a professora do curso, Maria Fernanda Malaman.

Na ocasião, os pais e/ou responsáveis pelos jovens fazem a entrega da peça de forma simbólica para os acadêmicos. Mas, para a professora, o momento é significativo também para o corpo docente. “É uma grande honra para nossa instituição ser escolhida para formar esses novos profissionais. Durante os seis anos do curso, guiaremos estes alunos no árduo processo da formação médica, tão cheia de desafios. Nada melhor do que uma grande festa para recebê-los”, afirma.

A diretora do campus Estância, professora Adriana Rocha Fontes, concorda. “A Cerimônia do Jaleco foi movida por muita emoção, um momento marcante não só na vida deles, mas também na história do nosso campus. Para o aluno, essa cerimônia representa a consagração do início do curso de Medicina. No início de tudo eles se vêem vestidos nos jalecos, simboliza que realmente estão adentrando no campo da saúde, assumindo uma responsabilidade muito grande diante dessa formação profissional que eles vão adquirir no decorrer do curso”, diz.

Há 17 anos, a Unit faz parte da história do município e em 2020, consolidou o curso de Medicina na região centro sul de Sergipe. “O impacto desse curso na nossa comunidade estanciana é grandioso. Brevemente, esses estudantes estarão estagiando nas unidades básicas de saúde, nos hospitais, contribuindo para o crescimento não só da cidade em vários setores, mas principalmente no setor da saúde. O curso faz com que a cidade cresça e as melhorias com as políticas públicas também aconteçam de forma muito eficaz e significativa”, acredita a diretora.

O evento também teve a presença da pró-reitora de graduação, Arleide Barreto, e do coordenador operacional do curso de Medicina da Unit Estância, professor Higor Calasans, além de palestra proferida pela Dra. Marta Angélica Lima Oliveira, sobre Medicina e Saúde Pública.

 

Leia também: Médicos recém-formados pela Unit são aprovados em residências médicas

Compartilhe: