ESTUDE NA UNIT
MENU

Cibercultura é tema de encontro regional promovido pela Unit

Saímos de um mundo de escassez de informação, para um mundo de excesso de informação, diz especialista em Cibercultura durante abertura da ABCiber

às 18h54
O doutor Diego abre oficialmente o evento
O doutor Diego abre oficialmente o evento
André Lemos, professor titular da Faculdade de Comunicação da UFBA
Compartilhe:

Prossegue na noite desta sexta-feira, 22, no auditório A do bloco G, Campus Farolândia, a programação do 2º Encontro Regional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura – ABCiber.

Iniciativa que traz à tona uma estimulante discussão sobre a utilização da tecnologia, contou em sua abertura com uma mesa redonda em que foram discutidas as Práticas Pedagógicas na Cibercultura.

Questionado sobre de que forma as tecnologias digitais podem auxiliar o indivíduo a agir politicamente fazendo com que ele saia da condição de simples consumidor, André Lemos, professor titular da Faculdade de Comunicação da UFBA e especialmente convidado para o evento, explica que as tecnologias de comunicação e informação tem produzido princípios básicos. São eles: a liberação da emissão (possibilidade de todo mundo produzir informação), e sua circulação com a criação de grupos e coletivos sobre determinados assuntos.  

“Essas duas funções acabam reconfigurando de forma significativa as instituições. Desde os anos 90 já percebemos uma mudança muito grande nas estruturas”, explica André. Ele cita como exemplo a existência de empresas virtuais que dispensam a materialidade do que ofertam. “Temos empresas de transportes que não têm carro, de hospedagem que não possuem quartos físicos e empresas de produtos que não possuem lojas físicas”, pondera o convidando que afirma que essas tecnologias criaram formas desrruptivas na economia, na educação e até na política.

“Contudo, a constatação dessa realidade apresenta também novos desafios para o pensamento da cultura digital contemporânea”, alerta o professor André Lemos.

Coordenadora e mediadora do ABCiber regional, a professora Cristiane Porto espera que o evento seja oportuno para suscitar bons questionamentos, debates e reflexões acerca das novas tecnologias.

“O evento tem um cunho regional, mas tem uma repercussão e aderência pelo reconhecimento acadêmico no âmbito nacional e internacional. É um evento que geralmente ocorre nas regiões sul e sudeste. Contudo, os professores Cristiano Ferronato e Cristiane Porto (ambos representando o PPED), conseguiram trazer para o nordeste nos oferecendo a possibilidade de interagir com profissionais que estudam uma área pioneira dentro do contexto do novo pensar um modelo de interação educacional dentro da perspectiva da cibercultura”, esclarece o professor Diego Menezes, Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes.

Compartilhe: