ESTUDE NA UNIT
MENU

Ciência e arte presentes na Sempesq

Diversos temas estão atraindo a atenção dos acadêmicos da Unit durante esta semana em que são discutidas e apresentadas as mais variadas formas de pesquisa

às 23h01
Em sua palestra ele abordou o tema: Escoamento Multifásico em Dutos e Equipamentos: Aplicação na Indústria do Petróleo
Em sua palestra ele abordou o tema: Escoamento Multifásico em Dutos e Equipamentos: Aplicação na Indústria do Petróleo
O doutor Antônio Gilson se diz impressionado com a qualidade de ensino e dos laboratórios da Unit
A sessão de cinema desperta o interesse dos acadêmicos
O egresso de História, Luiz Rafael
Na coordenação dos trabalhos, o doutor Ronaldo Linhares
Compartilhe:

Dentro da programação elaborada para a versão 2015 da Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes, dois momentos distintos ocorridos na noite desta quarta-feira, 28, merecem destaques.

O primeiro deles, na sala 24 do bloco F, Campus Farolândia, com o registro da abertura do 10º Seminário do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos. Na oportunidade, o professor doutor Antônio Gilson Barbosa de Lima (UFCG) proferiu palestra com destaque para o tema “Escoamento Multifásico em Dutos e Equipamentos: Aplicação na Indústria do Petróleo”.

Impressionado com a estrutura de laboratórios da Unit, o doutor Antônio revelou que leva daqui as melhores impressões sobre a qualidade do ensino oferecido aos alunos, especialmente àqueles que enveredam pelas linhas de pesquisa.

“Eu tive o prazer de visitar alguns laboratórios e ver a estrutura que a Unit disponibiliza para os seus alunos com pesquisas de alto nível nas áreas de petróleo e gás, de emulsão e catarse”, revela entusiasmado o palestrante reconhecendo que está levando para Campina Grande experiências ainda inéditas na sua área de pesquisa. “Isso me cativou ainda mais por constatar a seriedade com que a instituição e os colegas desenvolvem as suas pesquisas”, acrescenta o palestrante.

No campo da Educação o destaque da noite ficou com a realização da segunda sessão da 1ª mostra de Cinema do GECES “Grupo de Estudos e Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade” “Educação e Histórias de Professores: exercícios de aprender com o cinema”.

Aberta à comunidade universitária, contudo, destinada de modo particular aos alunos da área da educação, a programação da 1ª mostra exibiu a 19 horas no auditório B do bloco G, o filme Como Estrelas na Terra – Toda criança é especial. A película indiana dirigida em 2007 por Aamir Khan e Amole Gupte traz como enredo a vida de Ishaan, um garoto autista de oito anos.

Sob a coordenação do professor doutor Ronaldo Nunes Linhares do  Programa de Pós-graduação em e Educação a 1ª Mostra vem despertando o interessa da comunidade universitária, apesar de ser uma novidade dentro da Sempesq.

“Oferecemos essa programação comum ao grupo de estudos para a Semex e agora Sempesq com resultados animadores. Durante a Semana de Pesquisa essa programação está trabalhando e discutindo especificamente histórias de professores onde fizemos uma seleção de quatro filmes com enredos diversificados em estética, linguagem e cultura”, explica o professor Ronaldo.

O egresso do curso de História e membro do grupo de estudos Luiz Rafael Santos Andrade considera a programação cinematográfica importante, especialmente para os alunos das licenciaturas que tenham interesse nas discussões abordadas em cada filme exibido. “Esse é o momento para que possamos aperfeiçoar os nossos estudos”, conclui Rafael.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: