V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Ciências Contábeis

Evento permite discutir sobre assuntos pertinentes ao exercício profissional do Contabilista

às 23h07
Unit inicia projeto de extensão solidário durante a Semana de Contabilidade através da declaração de Imposto de Renda de pessoa Física
o palestrante abordou um pouco da história da contabilidade, ressaltando o Dia do Contabilista
o palestrante abordou um pouco da história da contabilidade, ressaltando o Dia do Contabilista
Todos os documentos são avaliados
A comunidade recebe gratuitamente os serviços para declaração do IR
O público participa com interesse da palestra
O coordenador do curso presencial abre a semana
Compartilhe:

 

Com o objetivo de promover a integração dos alunos do curso de Ciências Contábeis com a comunidade e oportuniza-los para a prática profissional do conteúdo teórico aprendido em sala de aula, a Universidade Tiradentes iniciou na noite desta segunda-feira, a Semana de Contabilidade e o projeto de extensão Imposto de Renda Solidário. A abertura aconteceu no auditório Padre Arnóbio do bloco D, no campus Farolândia, com uma palestra ministrada pelo integrante do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Sergipe, Elson Amorim, sobre ética profissional nos dias atuais.

Com o tema “Afinal de Contas?”, o palestrante abordou um pouco da história da contabilidade, ressaltando o Dia do Contabilista que é comemorado no dia 25 de abril, e aprofundou sobre as questões éticas que envolvem os profissionais da contabilidade. “Estamos vivendo um momento onde se fala muito em ética, e os contabilistas pertencem a uma classe que é responsável de forma muito direto dos encobrimentos dos processos de corrupção. Ele é responsável pela apuração de todos os impostos desse país, imagine então um profissional que não tramita pelo campo da ética?”, questiona Elson.

Aliado a isso, a palestrante colocou em consideração a responsabilidade profissional dos que estão trabalhando em um momento de prestação de contas das pessoas físicas. De acordo com Elson, os contadores são os responsáveis pela ação direta sobre a maioria das declarações de imposto de renda que serão entregues até o dia 29 de abril, portanto, é necessário que esse profissional tenha a responsabilidade ética para apurar os impostos de forma correta, sem permear o campo da sonegação.

Enquanto acontecia a palestra de abertura, cerca de 60 alunos do 6º período de Ciências Contábeis da Unit deram início ao Imposto de Renda Solidário, projeto de extensão que seguirá até a próxima sexta-feira. É uma ação onde os alunos prestam serviços de preenchimento de declaração de imposto de renda para o público interno e externo.  Pode ter acesso a esse atendimento qualquer pessoa, basta doar 1 kg de alimento não perecível, ao qual será encaminhado para as instituições carentes que a Unit vem abraçando. “Essa é a oportunidade que os alunos têm de efetivamente colocar em prática todos os ensinamentos que recebem ao longo do semestre. Assim, faz com que o aluno vivencie a prática contábil e posteriormente venha exercer essas atividades de forma mais segura”, explica o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Laudelino Castro.

Os atendimentos estarão acontecendo durante todos os dias dessa Semana de Contabilidade no mini shopping do campus Unit Aracaju Farolândia, das 18h às 22h.

CIENCIAS_CONTABEIS1

Compartilhe: