Os 18 premiados, distribuídos nas categorias Científica, Comunicação Social e Visual, e Inovação Tecnológica, receberam da Fapitec o reconhecimento público pelo trabalho específico que desenvolvem em prol da sociedade e do conhecimento científico.
Entre os premiados, três renomados cientistas cujos trabalhos de pesquisa têm como instrumento de execução os laboratórios do Instituto de Tecnologia e Pesquisa existente dentro do Campus Farolândia.
“É um momento de celebração. Estamos aqui comemorando o reconhecimento de pesquisas realizadas dentro do nosso estado num contexto de relevância social e de forma especial no atendimento às demandas tecnológicas e inovadoras que trarão benefícios para a sociedade”, opina o diretor presidente do ITP, professor Diego Menezes. Ele lembra que a Unit esteve sempre presente desde a criação do prêmio, motivo de orgulho para todos, uma vez que possui docentes e discentes reconhecidos pelos trabalhos que exercem na formação de pessoas e na geração de conhecimento.
Bióloga com mestrado em Biotecnologia Industrial e doutoranda na mesma área científica, a professora da Unit Daniela Droppa recebe o prêmio João Ribeiro pelo desenvolvimento de uma vacina contra a linfadenite caseosa, popularmente conhecida com o mal do caroço que acomete ovinos e caprinos, entre outros animais. “O prêmio é muito importante porque simboliza o reconhecimento pelo esforço empreendido em prol da carreira acadêmica”, diz a homenageada. “Tenho um carinho muito grande por Daniela por pertencer à primeira turma do mestrado de Tecnologia Industrial e por ter sido minha primeira orientanda”, diz a professora doutora Isabel Bezerra Lima Verde.
Coube à pesquisadora e professora do Departamento de Psicologia da Unit Camila Vorkapic o prêmio João Ribeiro na categoria Coluna Científica Profissional. Habituada a divulgar artigos científicos desde quando residia no Rio de Janeiro, a docente, que publica todas as quintas-feiras um trabalho em sua coluna no Cinform, considera o prêmio um importante estímulo para a continuidade do seu trabalho desenvolvido desde 2008.
Igor Adriano de Oliveira Reis é o primeiro docente a concluir o doutorado em Engenharia de Processos pela Unit. Aprovado em concurso para lecionar no Instituto Federal de Sergipe – IFES, ele que também lecionou na universidade é merecedor do prêmio João Ribeiro na categoria. “O reconhecimento revigora o pesquisador, e considero muito importante tanto para a questão acadêmica como para a sociedade”, diz o homenageado reconhecendo no Laboratório de Pesquisa de Alimentos do ITP o apoio integral ao desenvolvimento das suas pesquisas.
Para Rosane Barros Santos da Silva, coordenadora de divulgação científica e tecnológica da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe – Fapitec, a concessão do prêmio, que nesta 8ª versão tem como patrono o sergipano de Laranjeiras João Ribeiro, representa uma forma de reconhecer o potencial de todos aqueles que despontam com suas pesquisas científicas dentro do estado de Sergipe.