Com a volta das atividades acadêmicas após o recesso de meio-de-ano, a Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit) já se prepara para a retomada de seus atendimentos ao público. A partir da semana que vem, a equipe da unidade começará a fazer a triagem dos novos pacientes que aguardam atendimento. Já os pacientes de continuidade para a psicoterapia e serviço de plantão psicológico devem ser reabertos em breve no novo Complexo de Especialidades em Saúde, que está em fase final de construção no Campus Farolândia e irá abrigar os ambulatórios e laboratórios dos cursos da área de Saúde.
Ao longo do primeiro semestre de 2024, a Clínica fez um total de 6310 atendimentos, com maior procura pelos serviços de Psicoterapia, Psicoeducação e Plantão Psicológico. No mesmo período, 176 alunos do curso de Psicologia participaram das atividades de estágio supervisionado, sendo alocados nas abordagens psicoterapêuticas de TCC (Terapia Cognitiva Comportamental), Gestalt, Psicodrama e Psicanálise. Entre os perfis de público mais atendidos, estão os de crianças e adolescentes em fase escolar e com idades entre 8 e 18 anos e os de mulheres e homens entre 18 e 59 anos, seguidos em menor número por idosos acima de 60 anos.
“As pessoas que procuram realizar um acompanhamento na psicoterapia geralmente estão na tentativa de tomada de decisões, resolução de problemas e regulação emocional. Podendo apresentar algum diagnóstico, logo, necessitam de cuidado e atenção com a saúde mental. Alguns profissionais, de outras áreas, fazem encaminhamentos para a psicoterapia para completar o tratamento do paciente, por compreender que o sofrimento do paciente não perpassa apenas pelo estado físico, mas também mental”, detalha a coordenadora da Clínica, professora Micaely Tavares Mendonça.
A unidade foi criada há mais de 20 anos como espaço de prática e estágio supervisionado para os alunos do curso de Psicologia e realiza atendimentos psicoterápicos, com acolhimento individual, em grupo e atendimento familiar, entre outras ações externas e internas focadas no cuidado com a saúde mental. Para o segundo semestre deste ano, ela terá uma média de mais de 172 alunos no campo de prática, além da nova estrutura do Complexo de Saúde. “Planejamos aumentar os nossos serviços, acolher a nossa comunidade externa e interna. Trabalhar com a referência do serviço escola de qualidade, não só para os pacientes, como também na formação dos alunos, já que nosso espaço também é um canal de preparação dos futuros profissionais”, acrescenta Micaely.
Aprendizado constante
Entre os alunos que já passaram pela Clínica está o egresso Breno José Aragão Santana, que se formou em Psicologia neste semestre. Ele permaneceu por um ano na Clínica de Psicologia e cumpriu as práticas supervisionadas em duas disciplinas obrigatórias de Estágio Específico, que incluem atividades como acompanhamento psicoterapêutico, plantão psicológico, supervisões de casos clínicos e, eventualmente, formações/capacitações promovidas pelo curso, sempre voltadas para o aprimoramento profissional do aluno.
Ele conta que o aprendizado foi muito constante e presente em sua trajetória na clínica, e ainda está o sendo durante a carreira profissional. “Envolvi-me pessoal e profissionalmente, de modo íntegro, à vivência universitária, que foi me moldando de um jeito harmônico, fazendo-me sentir uma única e duradoura paixão, do início ao final da graduação. Que aprendizado bonito de se recordar! Mas, se for preciso apontar uma das características que encontrei nesse grande aprendizado, especificamente na prática clínica do estágio, foi o contato com meus pacientes. Poder acompanhá-los, de um modo colaborativo e profissional, trazendo-lhes ciência; e, no final, enxergar o progresso alcançado por cada um deles… isso foi incrível”, lembra Breno.
Recém-formado, o egresso atua hoje como psicólogo clínico, com prática baseada na Terapia Cognitivo-Comportamental e nas Terapias Comportamentais Contextuais. No momento, ele faz atendimentos on-line em um consultório adaptado para essa modalidade, mas a agenda de atendimentos presenciais deve ser em breve. Para ele, a experiência na Unit lhe trouxe valores e habilidades muito importantes para a carreira profissional. “Hoje, consigo sentir o benefício do que eu vivenciei na graduação. Sinto segurança para continuar minha prática clínica, agora de modo autônomo, devidamente regulamentado pela lei e pela capacitação que recebi, a qual continuo a alimentar, a fim de fomentar o constante aprendizado”, afirma.
Serviço
Para ser atendido o paciente deve fazer sua inscrição entrando em contato pelo telefone (79) 98107-9590. O paciente aguardará em uma lista de espera e será contatado pela Clínica assim que uma vaga estiver disponível. Pelo telefone, o interessado poderá esclarecer outras informações.
Leia mais:
Clínica de Psicologia fez mais de 11 mil atendimentos ao público em 2023