ESTUDE NA UNIT
MENU

Clínica Odontológica promove atividades lúdicas sobre saúde bucal

As atividades aconteceram em comemoração ao Dia das Crianças com o objetivo de ensinar a importância da higienização dos dentes e da boca.

às 11h35
Compartilhe:

Em comemoração ao Dia das Crianças, a Clínica Odontológica da Universidade Tiradentes (Unit) promoveu atividades lúdicas sobre saúde bucal voltadas para os pacientes mirins, entre quatro e 12 anos. O momento foi realizado na última terça, 11, e nesta sexta-feira, 14, teve como objetivo ensinar a importância da alimentação saudável e boa higiene dos dentes, e da boca de uma forma divertida com teatro e brincadeiras.

Segundo a professora da disciplina de odontopediatria da Unit, Aline Soares Monte Santo, a ação é importante tanto para as crianças quanto para os estudantes do curso. “A gente entende a importância de realizar antes do atendimento, o acolhimento das crianças e da família, proporcionar para elas a conscientização da saúde bucal. Durante a semana das crianças, elas consomem muitos doces, os pais em geral, além de presentear com brinquedos, sempre tem um pirulito ou chocolate. Então, a gente tenta trazer de forma lúdica a associação à saúde bucal”, diz.

“Para o aluno também é superimportante porque quando a gente fala em promoção de saúde bucal, a gente não faz isso só na cadeira e no consultório, mas também educando em casa. Nessa fase da criança, em troca de dentição, é importantíssimo cuidar da saúde bucal logo nos primeiros dentes, que são os dentes de leite, mesmo temporários, para que justamente ela cresça livre de doenças bucais e assim possa garantir uma dentição permanente saudável”, acrescenta a professora.

A estudante do curso, Luana Santos Ramos, concorda sobre a importância do ensino lúdico. “Assim fica muito mais animado e didático para que eles consigam aprender. E como monitora da disciplina de odontopediatria, é uma experiência nova. Porque na minha época enquanto aluna de pediatria, não tive, então estou ajudando os colegas para que eles possam ajudar as crianças e é muito importante, principalmente para que consigam aprender”, afirma.

Mãe de dois meninos atendidos pela Clínica Odontológica da Unit, Lucimar Simone, viu uma melhora nos filhos. “O carinho e o cuidado que eles têm com as crianças é muito importante porque a criança precisa ser ensinada, estimulada à escovação e o cuidado com a higiene bucal. Meus filhos já gostavam de escovar os dentes, mas depois que passaram a ser atendidas aqui parece que desabrochou mais ainda. Quando eles chegam na porta da clínica, já querem entrar correndo. E esses momentos de festa são acolhedores e calorosos, me sinto emocionada”, conclui.

 

Leia também: Projeto visa retomada de atendimento para crianças com microcefalia

Compartilhe: