ESTUDE NA UNIT
MENU

CNPJ do MEI: mantendo a regularidade para evitar complicações tributárias

Coordenadora do Naf-Unit orienta sobre os passos essenciais e prazos críticos para os microempreendedores individuais

às 11h36
Reprodução: Lucro e Consultoria
Reprodução: Lucro e Consultoria
Compartilhe:

Manter o CNPJ regularizado é crucial para os Microempreendedores Individuais (MEIs) evitarem complicações tributárias, portanto é preciso ficar atento aos prazos e obrigações. A falta de regularização pode gerar consequências graves, como cobrança de juros e multas, exclusão do regime simplificado do MEI e até mesmo o cancelamento do CNPJ.

A coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Universidade Tiradentes (Naf-Unit), Flávia Karla Gonçalves, oferece dicas essenciais para que os MEIs cumpram suas obrigações fiscais de forma simples e eficaz.

“O primeiro passo é efetuar o pagamento do boleto referente ao INSS e ao imposto da atividade da empresa (ISS ou ICMS). Além disso, é essencial acompanhar e registrar todas as receitas provenientes das vendas, bem como manter um controle das despesas para monitorar o fluxo de caixa. Anualmente, o MEI é obrigado a realizar a declaração, e em caso de atraso, estará sujeito a multa. É fundamental estar em dia com o documento de arrecadação do MEI e manter registro das receitas para facilitar a declaração anual. Se o MEI prestar serviços para pessoas jurídicas, também é obrigatório emitir nota fiscal”, orienta.

Consequências, datas críticas e pendências

Manter o CNPJ regularizado não é apenas uma formalidade, mas uma necessidade para evitar complicações sérias. Flávia explica que o desenquadramento do regime simplificado do MEI pode resultar em cobranças de juros e multas nos pagamentos dos DAS, além da exclusão do Simples Nacional. Esse desenquadramento obriga o MEI a adotar regimes tributários mais onerosos, impactando diretamente suas finanças.

“Além disso, o MEI que realiza vendas ou presta serviços, inclusive para órgãos públicos, precisará das certidões negativas em dia para poder concorrer em licitações ou prestar serviços para esses órgãos. Caso não esteja regularizado, o MEI corre o risco de ter seu CNPJ cancelado e sua inscrição no CNPJ pode ser afetada pelo desenquadramento do regime simplificado CIMEI e do Simples Nacional”, alerta.

A Coordenadora alerta para as datas críticas que os MEIs precisam observar. A declaração anual, que deve ser realizada até 31 de maio, abrange as receitas do ano anterior. Flávia destaca que, em 2023, o governo anunciou a exclusão dos MEIs com pendências do regime do Simples Nacional, ressaltando a importância de manter o acesso ao gov.br para verificar possíveis comunicações sobre pendências e regularizá-las.

“Caso o microempreendedor individual não possua um código de acesso do Simples Nacional, é necessário criar um. Para isso, são solicitados o número do CNPJ, CPF, título de eleitor, data de nascimento e se foi feita a declaração do Imposto de Renda pessoa física, além do último número da declaração do Imposto de Renda pessoa física”, aconselha.

Obrigações tributárias 

Quanto às obrigações tributárias, Flávia reforça a importância do pagamento até o dia 20 de cada mês, bem como a declaração anual até 31 de maio do ano seguinte. Além disso, ela alerta sobre casos específicos, como compras em outros estados, que podem demandar o pagamento de diferenças de alíquota. A Coordenadora ressalta a necessidade de buscar orientação nos órgãos competentes e aconselha os MEIs a procurarem profissionais, como contadores, para evitar surpresas futuras.

“Nesse caso, será necessário emitir um Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para efetuar esse pagamento adicional além do DAS do Simples Nacional. Por isso, é importante que o MEI busque orientação nos órgãos competentes e procure um profissional específico, como um contador, para obter uma visão geral da sua empresa e evitar surpresas futuras”, reforça.

Leia também: Ondas de calor exigem cuidados redobrados com a saúde no verão sergipano

Compartilhe: