V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Começa o 13º Congresso Nacional de Direito

Palestrante de abertura fala sobre importância da pesquisa em Direito para o desenvolvimento

às 21h35
Eduardo Macedo:
Eduardo Macedo: "Rompemos paradigmas"
Riccardo Cappi fala sobre pesquisa e desenvolvimento
Mesa do evento
Compartilhe:
Riccardo Cappi fala sobre pesquisa e desenvolvimento

Riccardo Cappi fala sobre pesquisa e desenvolvimento

A décima terceira edição do Congresso Nacional de Direito da Universidade Tiradentes – Conadi – foi aberta na tarde desta quarta-feira, 17, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. Este ano, o evento apresenta o tema central “Direito e desenvolvimento: o papel das carreiras jurídicas”. A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Riccardo Cappi, doutor pela Escola de Criminologia da Universidade Católica de Louvaina, na Bélgica. Diante de um público repleto de juristas, professores e estudantes universitários, Cappi falou sobre a importância da pesquisa em Direito para o desenvolvimento.

“Considero importante para a produção de conhecimento – que é diferente da reprodução de conhecimento – a produção de novas perguntas que, provavelmente, precisam de novos métodos, novas perspectivas de análise, incluindo a  análise na dimensão empírica. Isso possivelmente vai gerar novos debates e, quem sabe, novas soluções, novas respostas aos conflitos. Me parece que esses ingredientes sejam fundamentais para se pensar no desenvolvimento social, cujas marcas sejam a efetividade, eficácia, eficiência, solidariedade e justiça”, comenta Cappi.

O Conadi prossegue até a próxima sexta-feira, 19, com palestras ministradas por profissionais renomados de todo o País. “Este congresso é uma grande oportunidade de atualização na área do Direito, tanto para professores, quanto para alunos, que têm a oportunidade de rever temas já estudados no curso e de discutir sobre temas novos, que estão em destaque na nossa sociedade”, comenta o professor Eduardo Peixoto, superintendente acadêmico do Grupo Tiradentes.
“Em um País que ainda titubeia na pesquisa científica, em que o contingente de analfabetos se iguala ao número de pessoas graduadas, conforme divulgou o IBGE para o Estado de Sergipe, a consolidação do Congresso Nacional de Direito, em sua décima terceira edição, rompe paradigmas e aponta para o infinito, produzindo conhecimento e divulgando nossas pesquisas”, ressalta o coordenador do curso de Direito da Unit, professor Eduardo Macedo.

Também marcaram presença na abertura oficial do 13º Conadi: a diretora de Graduação da Unit, Arleide Barreto Silva; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito, Liziane Paixão; o coordenador de Extensão, Gilton Kennedy; a diretora técnica do Tribunal de Contas do Estado – TCE/SE) e docente da Unit, Patrícia Verônica Sobral; o presidente do Instituto Sergipano de Arbitragem e Mediação, João Alberto Santos Oliveira; e o presidente da OAB-SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento.

Mesa do evento

Mesa do evento

Eduardo Macedo: "Rompemos paradigmas"

Eduardo Macedo: “Rompemos paradigmas”

Compartilhe: