V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Como fortalecer o sistema imunológico e evitar gripes e resfriados?

Mudança de hábitos simples, como ter mais horas de sono ou iniciar atividades físicas auxiliam as células do corpo a se defenderem.

às 12h38
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

O sistema imunológico, também chamado de sistema imune, é o que garante proteção ao nosso corpo, evitando que substâncias estranhas e patógenos afetem negativamente nossa saúde. Fortalecer a imunidade ajuda a evitar doenças como gripes e resfriados. Mudança de hábitos simples, como ter mais horas de sono ou iniciar atividades físicas auxiliam as células do corpo a se defenderem. 

Quando o sistema imunológico está fragilizado, nossa capacidade de defesa diminui e, desse modo, ficamos mais suscetíveis a doenças. Algumas doenças e medicamentos podem provocar uma queda na imunidade, bem como uma alimentação pouco saudável, estresse e problemas no sono.

Ter uma alimentação saudável, rica em todos os nutrientes necessários para o nosso corpo, é fundamental para garantir uma boa imunidade. A Sociedade Brasileira de Diabetes destaca a importância de se ter uma alimentação rica em vitaminas, como vitamina C, A e vitaminas do complexo B, ferro, zinco e selênio, nutrientes que atuam diretamente no fortalecimento da imunidade.

Alguns temperos são remédios da natureza e auxiliam muito no aumento da imunidade. A cúrcuma ou açafrão da terra, por exemplo, tem ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana. O gengibre, além de eliminar as bactérias nocivas ao organismo, aumenta as defesas do corpo. 

Cebola e alho não só dão um gostinho especial na comida, mas também são agentes anti-inflamatórios, antibacterianos e antifúngicos. Finalmente, o própolis, por ter ação antioxidante, é um dos preferidos pelos nutricionistas para aumentar a imunidade.

Dormir bem é essencial para o funcionamento adequado do sistema imunológico. Pesquisas mostram que a privação do sono interfere na nossa imunidade, deixando-nos mais propensos a infecções, como gripes e resfriados. Sendo assim, é importante procurar maneiras de se ter uma boa noite de sono.

Praticar atividades físicas garante uma melhoria no estado geral de saúde do indivíduo, garantindo, por exemplo, um aumento na imunidade. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que sejam realizados, semanalmente, 150 minutos de atividade física leve ou moderada, o que corresponde a cerca de 20 minutos por dia ou, ainda, pelo menos 75 minutos de atividade física mais intensa, o que corresponderia a aproximadamente 10 minutos por dia.

 

*Com informações de Brasil Escola, Clínica CEU 

 

Leia também: Doenças autoimunes precisam de cardápio específico?

Compartilhe: