ESTUDE NA UNIT
MENU

Como ingressar na pesquisa científica é tema de oficina

Mentores de cursos da saúde da Unit realizaram oficina sobre como e porquê optar pela pesquisa científica ainda na graduação.

às 23h52
Compartilhe:

Por Stefânia Leal e Raquel Passos

Muitos alunos da graduação chegam ao ensino superior sem entender direito como ocorre a produção de projetos de pesquisa científica. Para ajudar os calouros do curso de Nutrição da Universidade Tiradentes, o Projeto Mentoria dos cursos de Nutrição, Estética e Cosmética, Educação Física e Gastronomia organizou a oficina ‘Como participar de pesquisa na Unit?’.

O convidado para desmistificar os caminhos da iniciação científica, no evento virtual do último dia 20, foi o aluno do último período de Nutrição da Unit, Maycon George, que fez uso da própria trajetória na pesquisa para esclarecer as dúvidas. 

Para ele, a pesquisa científica foi fundamental durante toda a vivência da graduação, principalmente com as experiências em grupos de pesquisa que permitiram maior aproximação com a vida profissional e com as linhas de pesquisa que ele deseja trilhar profissionalmente.

“A pesquisa científica contribuiu de uma forma muito positiva durante a graduação, principalmente no meu desenvolvimento em relação à escrita acadêmica que foi e está melhorando devido essas experiências de pesquisa científica”, completa.

A troca de experiências entre veteranos e calouros foi uma das dicas que o aluno Maycon passou para os novos alunos do curso. Para ele, esse contato proporciona a ampliação dos vínculos e dos conhecimentos de ambas as partes. Ele também aconselhou os colegas:” entrem o quanto antes em grupos de pesquisa e caso tenham dúvidas sobre as áreas de cada grupo, procurem os professores e a coordenação”.

Pesquisa

Já a mentora do curso de Estética e estudante do 8° período de Nutrição, Aline Vieira, ressalta que durante os primeiros períodos no curso não conseguiu usufruir de todas as possibilidades que a Unit oferecia no âmbito da pesquisa por não saber a respeito. Por isso que ela resolveu ser mentora e ajudar os futuros colegas de profissão.

“Eu não sabia o que eu poderia fazer, ou o como aquilo iria me agregar, e como mentora acho essencial que os alunos tenham acesso a essas informações e oportunidades”, conta Aline.

A oficina ‘Como participar de pesquisa na Unit?’ faz parte de uma série de oficinas dos mentores para ajudar os calouros dos cursos a entenderem e usufruírem das possibilidades acadêmicas que a graduação da Unit oferece. 

Compartilhe: