Com o propósito de conectar profissionais e empresas, o LinkedIn tem potencializado as chances de oportunidades no mercado de trabalho. Por isso, é imprescindível manter o perfil atualizado e marcar uma boa presença online. Neste sentido, saber turbinar seu LinkedIn pode fazer toda a diferença
Nos últimos anos, grande parte das empresas entenderam a relevância de ter uma página nas redes sociais, ainda mais em redes voltadas ao mercado de trabalho, onde transmitem o posicionamento da marca e, muitas vezes, recrutam os seus talentos.
“A escolha da foto do perfil é muito importante. Dê preferência a uma que mostre o seu rosto nitidamente, com uma boa iluminação e enquadramento. A depender do tipo de vaga ao qual você se candidata ou à profissão pela qual se interessa, a imagem pode ser mais ou menos descontraída. No entanto, sempre mantenha um grau de profissionalismo na imagem. Afinal, essa é uma rede social excelente para promover a carreira”, destaca Flávio Jesus, analista de desenvolvimento do Unit Carreiras.
Investir em um bom resumo é outro diferencial. Desta forma, detalhar as metas profissionais e algumas conquistas obtidas ao longo da carreira é o mais indicado. Essas informações, quando bem estruturadas no texto, despertam o interesse dos recrutadores.
“A maneira como você se apresenta faz toda a diferença na forma como as outras pessoas vão ver a sua imagem profissional. Manter o seu perfil completo depois desse resumo bem elaborado é uma das principais formas de como turbinar o LinkedIn e deixar você mais próximo da conquista da vaga. Então, lembre-se de preencher cada campo com informações verídicas sobre os cursos que realizou, a graduação que está em andamento ou foi concluída, idiomas, experiências profissionais e principais qualificações”, orienta o analista.
Compartilhar conteúdos relevantes relacionados à área de interesse também é uma estratégia para turbinar o LinkedIn. “Tenha em mente o verdadeiro propósito do LinkedIn: você está ali para construir um networking poderoso. Então, troque ideias com outros profissionais e aproveite até para tirar dúvidas com aqueles mais experientes”, ressalta Flávio.
Asscom | Grupo Tiradentes