V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Como voltar a estudar depois de alguns anos parado?

Quer retomar a sua rotina de estudos e não sabe por onde começar? Saiba que é preciso ter foco e estabelecer metas nesta retomada.

às 12h59
Foco e disciplina na organização e no planejamento das tarefas são atitudes fundamentais para voltar a estudar com mais tranquilidade (RF._.studio/Pexels)
Foco e disciplina na organização e no planejamento das tarefas são atitudes fundamentais para voltar a estudar com mais tranquilidade (RF._.studio/Pexels)
Compartilhe:

Estudar não é tarefa fácil, e retomar os estudos nem sempre é tão simples quanto parece. Partindo do princípio que aprender é uma competência, é preciso ter foco e estabelecer metas para atingir o objetivo pretendido, seja ele iniciar uma graduação, retomar o curso que foi ‘trancado’ na faculdade há anos, ou mesmo, partir para uma nova área de especialização. 

Iniciar a prática de estudo, assim como desenvolver competência, requer disciplina. Por isso, o primeiro passo é analisar qual o melhor caminho: voltar para o curso não concluído ou investir em uma nova formação. Com esse objetivo bem definido, organizar a rotina é essencial para identificar, entre outras coisas, se a melhor escolha será um curso na modalidade presencial ou Ensino à Distância (EaD), e quantas horas por dia irá disponibilizar aos estudos. 

Encarar a rotina de estudos com a mesma disciplina da rotina profissional é outro ponto a ser considerado. É importante ter horário marcado para iniciar aquela atividade todos os dias, local organizado e até horários determinados para dar aquela “olhadinha” ao telefone. Segundo especialistas, se você focar naquele momento de estudo, por exemplo, o seu cérebro entenderá que você está preparado para aquela atividade. 

“Aproveitar ao máximo tudo que o seu curso oferece e aliar os estudos, lazer e outras atividades pode ser um desafio para alguns estudantes. É preciso ter em mente que a retomada pode contar com uma boa mudança de rotina, para que seja possível encaixar os horários de estudo e lidar com os compromissos do curso. Contudo, tenha sempre em mente que é por uma causa que vale muito a pena”, ressalta Márcio Fidelis, professor do curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe). 

Desenvolva técnicas de estudo

Cada pessoa é única e tem a melhor forma de estudar. Descubra quais técnicas de estudo mais se adaptam a você e à sua realidade. Uma dica importante é sempre marcar o que achou mais interessante daquele assunto, pois isso facilita na hora de revisar todo o assunto antes de uma prova, por exemplo. 

“A maioria das pessoas têm um aprendizado mais visual. Então, escrever é o melhor caminho para fixar o conteúdo. Experimente definir alguns objetivos alcançáveis para a rotina de estudos como a leitura de um determinado número de páginas na semana ou a entrega de atividades pendentes. Assim, o planejamento pode ser voltado para a realização dessas metas, garantindo também uma boa produtividade”, orienta o professor.

Outra orientação valiosa é aproveitar as aulas para tirar dúvidas com os professores. “O professor está ali para esclarecer todos os seus questionamentos, por isso aproveite esses momentos”, enfatiza.

Respeite seus limites

Não pense em compensar o período que ficou sem estudar com maratonas de estudo. Neste processo de retomada é fundamental respeitar os próprios limites para não comprometer a capacidade de reter informações. 

Encontrar o melhor horário para estudar e até fazer atividades físicas pode contribuir para a absorção do conteúdo. Além disso, busque aplicativos e ferramentas para ajudar a manter a disciplina e cumprir seu planejamento de estudos. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: