Um dos setores mais estratégicos dentro de qualquer empresa é o de Marketing. Trata-se de um segmento dinâmico, que conta com um mix de possibilidades de ação, para o qual o administrador deve estar preparado para gerenciar. Para além do senso comum, marketing é mais do que vendas ou publicidade.
O economista norte-americano Philip Kotler, considerado mundialmente como “o pai do Marketing”, define-o como “um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
Sendo assim, trata-se de uma ciência que estuda o processo de troca e não se restringe apenas ao meio empresarial, mas existirá sempre quando pessoas e corporações adquirem aquilo que buscam e assim atingem seus objetivos individuais e empresariais.
Gestão estratégica
No meio corporativo, essa troca tem a ver com a efetivação de transações comerciais que buscam aumentar a lucratividade, que é o intuito de toda empresa. Para atender às expectativas das empresas, a gestão de marketing envolve estratégias que se modificam com o passar do tempo.
No entanto, alguns preceitos permanecem, como a necessidade da empresa conhecer a sociedade, o mercado no qual atua e o público a que se direciona, bem como criar diferenciais para o produto que põe em oferta, a escolha dos meios de divulgação e distribuição, e da diferenciação diante da concorrência.
O marketing é a ferramenta para entender a formação dessa sociedade, dos seus interesses e motivações de consumo. É preciso conhecer as expectativas do público-alvo para criar produtos/serviços que agreguem benefícios e valores, que não só satisfaçam seu cliente, mas que superem seus anseios, buscando encantar e fidelizar o cliente.
Perfil profissional
Compreender as lógicas de mercado é uma das funções essenciais do gestor de marketing. A amplitude dos desafios impostos requer profissionais preparados para enfrentar o mercado em constante atualização. Nesse contexto, ganha ainda mais importância o papel que este profissional desempenha para o manejo correto dos processos envolvidos.
Com habilidade, um gestor mantém uma empresa com competitividade no mercado, mesmo com as constantes inovações e mudanças. Dentro de uma empresa, são inúmeras possibilidades de ação, que demandam do administrador uma atuação integrada com uma equipe interdisciplinar, característica intrínseca aos departamentos de marketing contemporâneos.
O profissional precisa compreender estas dinâmicas para lidar, ao mesmo tempo, com produtos, preços, vendas, comunicação e distribuição, entre outros aspectos relacionados. O marketing é a área que descobre as soluções que atendam aos nossos problemas, necessidade, desejo, satisfação, valor, mercado, demanda, oferta e benefícios. E diante das mudanças sociais e tecnológicas, deverá apresentar soluções diferenciais de sua concorrência.
Por tudo isso, dá para entender o porquê de o gestor de Marketing ser uma das funções mais disputadas e valorizadas dentro das empresas.
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