ESTUDE NA UNIT
MENU

Conferência Internacional em Ergonomia

Docente da Universidade Tiradentes, Luciana Gusmão, apresenta trabalho e tem pesquisa publicada em livro.

às 13h31
De 27 a 31 deste mês acontece em Orlando, nos Estados Unidos, a 7ª Conferência Internacional em Ergonomia e Fatores Humanos Aplicados. A professora do curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho EAD da Universidade Tiradentes, Luciana Gusmão, participará do evento por meio de apresentação de trabalho e com pesquisa divulgada em publicação.
Compartilhe:

O objetivo da conferência é fornecer um fórum internacional para a divulgação e o intercâmbio de informações científicas sobre áreas teóricas, genéricas e aplicadas de ergonomia e fatores humanos.

A pesquisa intitulada “Efeito da organização do trabalho no bem-estar e na saúde de operadores séniores” foi realizada pela docente, há cinco anos, em Lisboa, durante a conclusão do curso de Mestrado em Ergonomia. A ideia foi de conhecer o processo de trabalho e quantificar os riscos de lesões musculoesqueléticas, para assim perceber de que maneira a organização do trabalho poderia influenciar na saúde e bem-estar dos trabalhadores dos serviços municipalizados de água e saneamento.

“Os funcionários tinham algumas queixas e verificamos como essa organização impactava na saúde deles, especialmente as pessoas acima de 45 anos. Os trabalhos exigiam força física e grandes comprometimentos físicos”, explica a pesquisadora.

A professora Luciana Gusmão, é formada em Fisioterapia, pela Unit, pós-graduada em Fisioterapia do Trabalho e Mestre em Ergonomia, pela Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa. “Foi um passo muito importante. É um crescimento profissional muito grande e também desafio. É a primeira vez que participo de um evento como este, sabia da publicação, mas quando vi a grandiosidade da conferência fiquei muito orgulhosa”, finaliza.

A professora recebeu apoio da Universidade Tiradentes por meio do programa de capacitação e qualificação docente.

 

Compartilhe: