Uma equipe de enfermagem é composta por três profissionais que, na divisão de competências, atuam de forma conjunta nas instituições de saúde, sejam elas públicas ou privadas. Assim, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem formam o trio de atenção direta ao paciente, prestando assistência, orientando e acompanhando todo o trabalho de enfermagem, assim como executando cuidados de higiene e conforto.
De acordo com o art. 8 da Lei do exercício profissional nº 7.498/1986, é função privativa do enfermeiro: planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem; bem como os cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida e de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas.
“Já o técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de enfermagem. Enquanto isso, o auxiliar de Enfermagem exerce atividades também de nível médio, de natureza repetitiva, envolvendo serviços auxiliares de enfermagem sob supervisão, bem como a participação em nível de execução simples, em processos de tratamento. Assim, é ele quem observa, reconhece e descreve sinais e sintomas do paciente”, explica a enfermeira Ingrid Melo, professora do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe).
Asscom | Grupo Tiradentes