ESTUDE NA UNIT
MENU

Cooperativa é beneficiada com doação da Unit


às 17h27
A assinatura do convênio incrementa a parceria
O material arrecadado é prensado e vendido
Compartilhe:

A partir de agora, a Cooperativa de Reciclagem ReviraVolta, localizada no município de Socorro, passa a receber parte do material que se destina à reciclagem e que é coletado nas dependências do Campus Centro, Campus Farolândia e suas unidades.

A iniciativa é da coordenação do Programa Conduta Consciente que, sob a responsabilidade da professora Luciana Rodrigues, vem desde 2009, executando ações que visam sensibilizar a comunidade universitária sobre a importância da destinação correta do lixo seletivo. Após coletado o produto é entregue para que Cooperativas como a Care com quem o programa da Unit tem parceria firmada possa selecionar, prensar e dar destinação correta ao material.

“Estamos ampliando a ação beneficiando assim 17 novas famílias que sobreviviam da cata do lixo e que agora integram a Reviravolta. Trata-se de uma cooperativa que está precisando de incentivos e parcerias. Uma vez por semana eles vêm à Farolândia coletar o que conseguimos recolher”, diz a professora Luciana Rodrigues.

O Programa Conduta Consciente representa um importante projeto que utiliza entre outras ferramentas, a comunicação visual para sensibilizar a comunidade universitária sobre o uso racional de produtos descartáveis. “É um trabalho de formiguinha como costumo chamar, feito diariamente, mas que vem obtendo resultados significativos. Em 2014 doamos mais de 130 toneladas de material para reciclagem. Isso significa que esse material deixou de ir para o lixo comum, voltou para a cadeia produtiva, fez com que as indústrias explorassem menos os recursos naturais e ainda contribuímos para a subsistência das famílias que formam essas cooperativas”, conclui a professora Luciana.

Quitéria da Silva é portadora de deficiência e trabalhou durante muitos anos como catadora de lixo. Mãe de dois filhos e se vendo na obrigação de sustenta-los sozinha após perder o único benefício, decidiu estimular suas amigas a criar a Cooperativa. Com a criação da ReviraVolta percebeu que sua vida começou a mudar.

“O nosso trabalho é feito a partir das doações. A presença da Unit entre aquelas que nos ajudam tem um significado especial porque representa um ganho real na nossa produtividade”, acrescenta salienta Silvânia Santos, presidente da Cooperativa.

Compartilhe: