A curiosidade por entender mais a fundo os detalhes e meandros da mente humana impulsionou a carreira profissional da psicóloga Larice Feitosa Costa, egressa do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit). Atuante na área de neuropsicologia, ela concluiu a graduação em 2012 e, nos anos que se seguiram, alcançou três importantes qualificações: uma especialização em Neuropsicologia Clínica, pelo Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro); um mestrado e um doutorado em Cognição e Neurociências do Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (IP/UnB).
Ela conta que sempre se interessou por entender o comportamento humano e suas particularidades, o que a levou a prestar vestibular para Psicologia em 2008. “Na época, dentre as universidades em que fui aprovada, percebi que a Unit tinha uma boa qualificação e formação de profissionais nessa área. Conheci professores excepcionais. Pude experienciar a vivência de diversas abordagens psicológicas e conhecer áreas afins”, lembra.
Entre essas áreas e abordagens, a que mais lhe despertou a curiosidade foi justamente a neurociência e as correlações existentes entre cérebro e comportamento. “Posso dizer que essa área não era muito conhecida na época da minha graduação. Mas despertei um maior interesse na busca do tema da monografia. E o meu professor orientador, que na época lecionava em outro curso da área de saúde mas já era muito conhecedor do tema, fez com que eu me encantasse ainda mais com o tema. Na escolha do tema, eu já me imaginava adentrando mais o mundo da neuropsicologia e neurociências”, diz a psicóloga, referindo-se ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que defendeu na Unit: uma revisão de literatura sobre o envolvimento do cerebelo na cognição e na emoção.
Larice explica que o neuropsicólogo é um profissional especializado em avaliar, diagnosticar e tratar transtornos relacionados ao funcionamento cerebral e ao comportamento humano. Isso inclui a investigação de casos de lesões cerebrais, doenças neurodegenerativas, distúrbios psiquiátricos ou desenvolvimentais. “Utilizamos testes neuropsicológicos como ferramentas a fim de avaliar funções cognitivas, emocionais e comportamentais. E por fim, desenvolver planos de tratamento personalizados para melhorar habilidades cognitivas, emocionais e comportamentais, através de treinamentos cognitivos e estratégias de compensação às dificuldades apresentadas”, detalha.
O interesse pela área se manteve forte mesmo após a formatura na graduação, motivando sua ida a Brasília para fazer os cursos de especialização e pós-graduação. Na UnB, a egressa da Unit se dedicou a pesquisas sobre os efeitos e ações da estimulação musical na aprendizagem e na memória em ratos de laboratório que sofreram hipóxia cerebral (queda ou falta de oxigênio no cérebro).
Atualmente, Larice Costa é sócia-fundadora da clínica Nupsin (Núcleo de Psicologia e Neuropsicologia), em Aracaju, onde trabalha com atendimento particular e prestação dos serviços de Avaliação Neuropsicológica, Estimulação e Reabilitação Cognitiva. Além disso, ela é professora convidada do curso de pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia, na Unit.
“Me sinto muito feliz e realizada com o que faço. É extremamente gratificante poder trazer esclarecimento a muitos casos ainda subdiagnosticados. Pretendo desenvolver cada vez melhor o meu trabalho e ainda puder transmitir todo o conhecimento possível a outros profissionais interessados”, considera Larice, que reconhece a importância e a contribuição da Unit para a sua trajetória profissional. “Todo o conhecimento e orientação que recebi do corpo docente na minha formação foi de suma importância para mim”, conclui.
Leia mais:
Atividade física potencializa habilidades e saúde em crianças com autismo
Alunos da Pós-Graduação em Neuropsicologia da Unit são recebidos com aula especial de boas-vindas