V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Debate internacional

Universidade Tiradentes reúne especialistas internacionais para discutir qualidade e acreditação no ensino superior

às 18h25
Compartilhe:

Líderes em educação de nível superior e especialistas da Europa, América Latina e Estados Unidos se reunirão na próxima quinta-feira, 25, na Universidade Tiradentes – Unit –, em Aracaju-SE, durante a “Quality Strategies for Global Higher Education”, conferência internacional que tem o objetivo de ampliar a discussão sobre qualidade e acreditação de forma contemporânea, além de organizar estratégias para alcançá-las.

A abertura oficial do evento está marcada para as 8 horas. Durante todo o dia, estudiosos de diversos países compartilharão experiências das melhores práticas de qualidade e acreditação de ensino superior; examinarão as práticas utilizadas no Brasil à luz das tendências globais; e explorarão possíveis oportunidades de internacionalização para as instituições brasileiras.

A doutora Juliana Cordeiro Cardoso, diretora de Pesquisa da Unit e responsável pela realização do evento, acredita ser necessária uma profunda discussão sobre indicadores de qualidade para o ensino superior de maneira global, apesar das especificidades de cada região.

“O evento é para que possamos detectar indicadores que sirvam para qualquer parte do mundo e, com tranquilidade, mandar o nosso aluno a outras universidades, bem como receber estudantes com o mesmo nível de qualidade e competência”, justifica Juliana.

O “Quality Strategies for Global Higher Education” levantará discussões sobre temas como: garantia de qualidade e o contexto global; possibilidades de exportação do modelo europeu para a América Latina; os sistemas de garantia de qualidade na América Latina; possibilidades de maior reconhecimento global para instituições e programas brasileiros, entre outros assuntos.

Palestrantes internacionais

Para conduzir os debates a Universidade Tiradentes reúne palestrantes de renome internacional. O norte-americano Chester Haskell, que entre outros títulos é mestre e doutor em Administração Pública, tem vasta experiência como líder em diversas universidades nos EUA, depois de ter servido em várias posições ao longo de 13 anos na Universidade de Harvard; como reitor e pró-reitor na Simmons College (Boston) e como presidente do Instituto Monterey de Estudos Internacionais (Monterey, Califórnia) e do Cogswell Polytechnical College (Vale do Silício). Atualmente é consultor independente e trabalha com universidades em vários países, incluindo os EUA, México, Espanha e Brasil.

Já o espanhol Federico Moran, professor titular da Universidade Complutense de Madrid, é diretor da Fundação para o Conhecimento Madri+d e da Agência de Garantia de Qualidade para Educação Superior na Região de Madrid. Federico foi secretário geral de Universidades, no Ministério da Educação, Cultura e Esportes da Espanha.

O colombiano Fernando Alonso Téllez Mendivelso é mestre em Ciências Políticas, Cooperação Internacional e Desenvolvimento da América Latina. Possui experiência em internacionalização e acreditação, e é autor de artigos científicos e capítulos de livros na área. Téllez é, ainda, responsável pelo Departamento Internacional do Conselho Nacional de Acreditação da Colômbia. Desde 2015, trabalha como consultor do Ministério de Educação colombiano em tópicos como internacionalização, acreditação e grau de reconhecimento.

Entre os brasileiros palestrantes e debatedores do evento, a Unit receberá a assessora da Diretoria de Relações Internacionais da Capes, professora Cyntia Sandes Oliveira; o ex-diretor da Capes, atual conselheiro e ex-presidente do Conselho Nacional de Educação, professor José Fernandes de Lima; e a diretora de Avaliação da Educação Superior do Inep/MEC, professora Margô Gomes de Oliveira Karnikowski.

Compartilhe: