ESTUDE NA UNIT
MENU

Depressão atinge mais brasileiros e aracajuanos do que a diabetes

Vazio, falta de interesse, problemas no sono e perda de apetite são alguns dos sintomas da depressão, mas a doença tem tratamento.

às 11h25
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
A Clínica de Psicologia fica na Avenida Murilo Dantas, 54, bairro Farolândia, em Aracaju (SE).
Compartilhe:

A depressão superou a diabetes no Brasil. Entre os moradores de Aracaju, o número segue a tendência nacional e reflete o adoecimento da população, que tomou proporções ainda maiores durante as restrições impostas pela covid19. A doença já atinge 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

Considerada o ‘mal do século XXI’, a depressão é um transtorno psiquiátrico que pode ser desencadeado por diversos fatores, sejam genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos. Essa alteração no estado normal de saúde pode ser notada pelo desequilíbrio nos níveis de neurotransmissores, principalmente serotonina, dopamina e noradrenalina.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 11,3% da população brasileira tem depressão, em contraste com os 9,1% dos diabéticos. Na capital sergipana, o número de pessoas que receberam diagnósticos de depressão e diabetes é de 10,9% e cerca de 7%, respectivamente.

Os principais sintomas da depressão são: sensação de vazio ou tristeza, falta de vontade de realizar atividades que antes eram prazerosas, falta de energia e cansaço constantes, irritabilidade, dores e alterações no corpo, problemas de sono, perda de apetite, falta de concentração, pensamento de morte e suicídio, abuso de álcool e drogas, e lentidão.

Ao notar esses sinais, a pessoa deve procurar um médico psiquiatra para diagnosticar o problema e indicar o tratamento adequado. Uma das principais medidas para atenuar a depressão é fazer psicoterapia. O psicólogo trabalha a mudança de emoções e atitudes e pensamentos dos pacientes para levá-los a padrões de vida mais saudáveis.

Atendimento psicológico

A Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes oferece serviços relevantes no cuidado com a saúde mental desde 2001. Estudantes, colaboradores e comunidade em geral podem ter acesso à psicoterapia individual, terapias de grupo, de casal e família, além de acolhimento emergencial por meio do plantão psicológico.

Para ter acesso a atendimentos agendados, basta entrar em contato pelo telefone 3218-2213 ou WhatsApp (79) 98107-9590. No caso do plantão, não há necessidade de agendamento prévio é só comparecer na clínica, no endereço: na Avenida Murilo Dantas, 54, bairro Farolândia, em Aracaju (SE), de segunda a sexta, das 8h às 20h.

*com informações de F5 News, TecMundo, Tua Saúde e Vittude

 

Leia também: Como a depressão pode afetar crianças e adolescentes?

Conheça o curso de Psicologia da Unit

Compartilhe: