O Design Gráfico é a profissão responsável por planejar elementos visuais com a finalidade comunicativa. Com a chegada da pandemia, a mudança na percepção da relevância do design para a sociedade, empresas e os consumidores foi acelerada, destacando a importância do seu papel dentro dos meios de comunicação. Por conta disso, a ‘Semana do Design 2021’ da Universidade Tiradentes resolveu abordar o tema e destacou o lugar do Design em tempos de pandemia.
Com programação espaçada durante os dias 25, 26 e 27 de outubro em palestras e oficinas virtuais pelo Google Meet de forma gratuita, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir diversos profissionais inseridos nas novas tendências do Design. Na manhã desta quarta-feira, 27, mediado pelo professor de Design Gráfico da Unit, Valmir Alves Teixeira Júnior, o evento teve a participação dos designers Marina Menezes e Leonardo Buggy.
Foi pensando nessa nova perspetiva que Marina Menezes detalhou como o mercado está de portas abertas para os profissionais do Design. Marina é graduada pela Unit e atualmente possui uma agência, criada durante a pandemia, que cuida da gestão de redes sociais, assessoria de imprensa, loja virtual e identidade visual de empresas através da criação de um conteúdo estratégico.
Trazendo dicas sobre como se portar no mercado, as experiências obtidas durante a carreira profissional e as diferenças entre ser um designer autônomo ou um trabalhador CLT, ela também destacou a importância do jovem se inserir e investir em áreas que irão agregar no seu trabalho como o Marketing, Comunicação, Finanças e Administração. “É importante que o profissional inserido no Marketing Digital entenda como funciona a comunicação entre os clientes e qual é a necessidade de cada um. Acredito que a maior dificuldade atual é aprender a lidar com seres humanos, por isso, é preciso equilibrar e otimizar os nossos serviços para que ele funcione bem para todo mundo, de cliente à funcionários”, reitera.
Para finalizar, os estudantes de Design Gráfico também contaram com a participação de Leonardo Buggy, designer experiente e professor do curso na Universidade Federal do Ceará (UFC), para falar sobre sua experiência de ensino e prática do Design durante a pandemia. Para amplificar a comunicação, estimular debates e melhorar a qualidade de aprendizagem, o professor desenvolveu diversas Lives em seu perfil pessoal no Instagram com o intuito de ensinar conteúdos de Design e Audiovisual.
“As lives atingiram quase 60 mil telespectadores. Buscamos democratizar o acesso ao conteúdo ao longo desse período, fizemos também Lives no Youtube e conversamos com diversos Designers conceituados no país. Como Designer, também investi em projetos de forma remota, tudo isso aliado com a aulas online que ainda estão acontecendo para os alunos da UFC”.
Leia Mais:
Egresso da Unit é destaque na área de Design Gráfico
Pesquisa aponta áreas que mais geraram empregos em meio à pandemia