V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Design gráfico: a profissão além da arte visual

Durante três dias, a coordenação do curso e o centro acadêmico de Design Gráfico da Unit promoveram oficinas e atividades para integrar calouros e veteranos

às 14h33
Compartilhe:

“Uma área que desenvolve um profissional capaz de projetar a comunicação visual”. É assim que o coordenador do curso de Design Gráfico, professor Marcelo Almeida, define a área em que atua. Seja para o impresso ou para o digital, a construção das peças visuais passa por um processo de criação que geralmente envolve uma longa pesquisa anterior à execução. Presente à nossa volta em todos os momentos, os projetos vão desde folders e marcas, produção de interfaces para televisão, websites, aplicativos, até games. 

O exercício da criatividade é uma constante para a elaboração dos trabalhos. Além disso, é importante que o profissional também possua uma bagagem teórica para alinhar da melhor forma o que será representado e a identidade visual a ser criada. Muitos desses conhecimentos adquiridos durante a graduação, momento essencial para alinhar ideias e experiências com o mercado de trabalho. 

Pensando em um momento de troca de aprendizado e integração, com eventos e oficinas, a coordenação do curso e o Centro Acadêmico de Design Gráfico da Universidade Tiradentes promoveram a semana de integração do curso.

“A gente busca fazer com que calouros e veteranos possam entender mais sobre o curso e suas possibilidades, além de aproximar da realidade do mercado de trabalho”, declara a estudante do 3º período Ane Caroline Vitor de Sá, membro da diretoria do centro.

“Estamos aqui para incentivar. Vão ter diversos momentos ao longo dessa jornada, dificuldades e aprendizados. O importante é seguir em frente”, comenta João Victor Lima, estudante do 4º período do curso. 

Programação

No primeiro momento, os estudantes participaram de mesa-redonda com o tema “Design gráfico: Quediaboéisso?”, com estudantes e egressos do curso debatendo a profissão. Ainda na programação, os acadêmicos participaram de oficinas de sketchbook (um caderno feito à mão onde os designers colocam suas inspirações), cursos de desenho, Photoshop e Illustrator, além de fórum de debate abordando o design gráfico no contexto pós-moderno e suas mudanças.

Compartilhe: