ESTUDE NA UNIT
MENU

Design institucional e metodologias em EaD são temas de destaques na Unit


às 19h11
Para a doutora Dênia Falcão de Bittencourt é importante ter know-how
Para a doutora Dênia Falcão de Bittencourt é importante ter know-how
Professora Hortência Abreu, de amarelo, fala sobre as metodologias
Doutora Linda, valorizando a modalidade de ensino EAD do Canadá e do Brasil
Compartilhe:

Consideradas como pontos altos, as sessões que ocorrem nas dependências da Unit dentro da programação da VIII International Guide Conference e do V Symposium on Education and Comunication possibilitam palestrantes internacionais e professores da Unit discorrem sobre temas específicos, todos eles tendo como foco principal: a metodologia do ensino a distância e os caminhos que esta forma de ensino-aprendizagem tende a percorrer.

Na opinião da professora Dênia Falcão de Bittencourt, da Universidade Federal de Santa Cataria e consultora quando da implantação do Núcleo de Educação a Distância da Unit, a realização da Guide representa um momento único. “É buscando know-how que a instituição vai sendo oxigenada para uma visão prospectiva de futuro, mostrando que está aberta para as inovações”.

Durante conferência realizada na tarde desta sexta-feira, 21, no Auditório Padre Melo, ela discorreu sobre Inovação no design institucional para programas a distância, oportunidade em que falou sobre modelos e sua evolução, mostrando que o design institucional por si só já impõe a inovação.

No Auditório Padre Arnóbio a sessão foi iniciada com a professora Linda Harasin da Escola de Comunicação de la Universidad Simon Fraser, no Canadá, abordando o tema Teoria e Pedagogia da Aprendizagem Colaborativa On-line. Segundo a doutora Linda, a educação canadense e brasileira são exemplos que devem ser seguidos.

Encerrando a sessão desta tarde no Auditório Padre Arnóbio, as professoras Hortência de Abreu Gonçalves, Marilene Batista e Josevânia Teixeira, todas da Unit, apresentaram resultado de pesquisa realizada ano passado e que revela A experiência dos objetos de aprendizagem no ensino da metodologia científica on-line do grupo Tiradentes.

“Quando algumas disciplinas presenciais passaram a ser oferecidas de forma online, elas tiveram de se adequar a uma série de ferramentas e artefatos e um desses artefatos foi justamente o objeto de aprendizagem”, conclui a professora Hortência Abreu.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: