ESTUDE NA UNIT
MENU

Dia da Livre Iniciativa aproxima universidade da população

A população sergipana foi agraciada com serviços essenciais de saúde e cidadania durante o Dia da Livre Iniciativa realizado no último sábado, 28

às 19h04
Detecção e prevenção de doenças
Detecção e prevenção de doenças
Atividades diversas
Tratamento de beleza
Cidadania
Compartilhe:

Por Nivaldo Menezes e Raquel Passos

A 13ª edição do Dia da Livre Iniciativa realizada na manhã do sábado, 28, pela Universidade Tiradentes representa um dos mais importantes projetos extensionistas desenvolvido por uma equipe de profissionais administrativos, coordenadores de cursos presenciais e EAD, além de professores e acadêmicos.

O evento realizou 41 serviços de saúde, bem-estar e cidadania para milhares de sergipanos que circularam nas áreas dos mercados centrais de Aracaju.

Os fundadores da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça e Amélia Maria Cerqueira Uchôa fizeram questão de participar deste momento único. “É um dia que vale por muitos outros! É um momento ímpar porque aqui encontramos pessoas que precisam de apoio e do conhecimento dos vários cursos existentes na universidade”, comenta a vice-reitora da instituição, professora Amélia Uchôa.

Responsável pela coordenação geral do Dia da Livre Iniciativa nos últimos quatro anos, o coordenador de Extensão da Unit, professor Geraldo Calasans Barreto Júnior, reconhece que o evento já integra o calendário social de Aracaju.

“As pessoas já sabem que o evento é realizado no mês de setembro e a importância disso está no fato de a universidade estar prestando contas através de ações sociais, oportunidade em que os nossos alunos prestam contas dos seus conhecimentos aplicando-os diretamente em prol da comunidade”, explica o professor Geraldo.

Serviços

Coordenadora do curso de Estética e Cosmética, professora Kely de Oliveira Souza Brito reconhece que a oferta dos serviços eleva a autoestima do indivíduo. “Nossos alunos superaram o número de atendimentos em relação aos anos anteriores”, diz.

A dona de casa Josefa Claudinete não perdeu tempo. “Soube desse serviço gratuito através da imprensa. Imediatamente me preparei para melhorar o visual e saio daqui muito satisfeita”, conta.

Outra ação bastante procurada durante o Dia da Livre Iniciativa é a odontológica. Nesta edição, além de orientações sobre a técnica ideal para escovação, os docentes e discentes do curso abordaram sobre a detecção de câncer de boca. A doença representa uma das maiores causas de óbito relacionadas ao câncer.

“Graças às atividades de extensão é que conseguimos levar o conhecimento que é produzido à comunidade para que haja a transformação social”, afirma a pró-reitora de graduação da Unit, professora Arleide Barreto.

A turma de Educação Física do polo Unit EAD de Propriá também participou desta edição. Os alunos e professores realizaram alongamento e fit dance com os participantes. “É muito legal saber que os alunos estão tão bem preparados”, diz a aposentada Maria de Lourdes sobre a aula de dança que assistia enquanto aferia sua pressão no estande de Enfermagem.

“Nesse trabalho extramuros, a Unit abraça literalmente a sociedade, prestando seus serviços”, complementa o pró-reitor administrativo e financeiro, professor Josenito Oliveira Santos.

Compartilhe: