ESTUDE NA UNIT
MENU

Dia do Professor - Unit premia seis professores que se destacaram

Os professores foram avaliados pelos alunos e coordenações, pela Avaliação Nominal Docente de 2021.1

às 16h19
Compartilhe:

Em homenagem ao Dia do Professor, comemorado nesta sexta-feira, 15 de outubro, o Núcleo de Recursos Humanos e Área Acadêmica da Universidade Tiradentes (Unit) premiou os seis professores mais bem avaliados na Avaliação Nominal Docente de 2021.1 nas áreas de Direito, Enfermagem e Odontologia, Exatas, Humanas e Sociais Aplicadas, Medicina e Saúde. O evento aconteceu na arena do Tiradentes Innovation Center, no campus Farolândia, nesta quinta-feira, 14/10.

Na Avaliação Nominal Docente, cada estudante avalia os professores, o coordenador do curso e as disciplinas on-line, atribuindo notas que vão de um a cinco, e qualidades que vão de excelente a insuficiente. Além da avaliação dos discentes, os professores também avaliam a coordenação e a coordenação avalia os docentes.

O professor Josenito Oliveira Santos foi um dos professores premiados da área de Humanas. “Essa homenagem representa muita alegria, felicidade, gratidão e mais dois pontos importantes. O primeiro é a confirmação de que a nossa metodologia está correta, porque está tendo aceitação dos alunos. E o segundo ponto é que aumenta a minha responsabilidade como docente, para cada vez mais melhorar, em todos os sentidos: no entusiasmo, nas metodologias e na aplicação das aulas, para que possa formar não apenas profissionais, mas cidadãos para o mundo”, afirmou.

Na área da Saúde, a professora Núbia Josania Paes de Lira também foi bem avaliada pelos alunos. Para ela, a docência é uma escolha nobre que ainda precisa ser reconhecida pela sociedade. “Quem escolhe ser professor assume uma responsabilidade na formação de seres humanos. É uma das maiores e mais importantes tarefas que temos na nossa sociedade. Então, esse momento de reconhecimento dos alunos, de que o trabalho que a gente desenvolve cotidianamente com eles foi considerado como um trabalho importante para a sua vida acadêmica e pessoal, é muito significativo. E, sendo Dia dos Professores, torna-se ainda mais significativo.”

Representando a área de Medicina, o professor Renan Guedes de Brito também foi homenageado. Para ele, é um reconhecimento dos alunos diante de um momento difícil como o atual. “Sempre é bom receber o reconhecimento dos alunos, principalmente nesse momento que estamos vivenciando, o pós-pandêmico. Foi um momento de muita dúvida e muita incerteza e nós, professores, tivemos que nos reinventar de maneira muito rápida, tivemos que trocar o pneu do carro com o carro andando ainda. E isso é extremamente satisfatório, porque mostra que as escolhas que os professores e a instituição tomaram foram acertadas”, avaliou.

A Pró-Reitora de graduação, Arleide Barreto, parabenizou os professores homenageados, escolhidos pelos alunos pela metodologia de ensino, enfatizando o ofício como base propulsora para alcançar um objetivo. “O professor é a mola mestra da transformação do mundo. Desde a alfabetização até o Stricto sensu, ele tem sua importância na vida e a gente precisa cada vez mais trabalhar de uma forma coerente, humanizada, de uma forma que possa realmente desenvolver a cidadania e preparar para a vida. Por isso sempre usamos a expressão ‘inspirar as pessoas a ampliar horizontes’”.

Segundo o Reitor da Unit, Jouberto Uchôa de Mendonça, o Dia dos Professores é sempre motivo de comemoração, mas por conta da pandemia, as celebrações precisaram ser reduzidas. “Estamos tendo essa ausência imensa de colegas, mas eu quero que eles saibam que estão sendo bem representados pelos colegas presentes. A universidade tem um compromisso de gratidão permanente com seus professores. Nosso sucesso, o nome que a universidade tem fora daqui, devemos ao corpo docente, e eu espero que cada um se sinta feliz, que seja feliz com sua família”, expressou.

Nas áreas de Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia, a professora homenageada foi Ana Waleska Souza. Representando o curso de Direito, o professor Alex Daniel Barreto Ferreira. E o professor escolhido da área de Exatas foi Gustavo Rodrigues Borges.

 

Leia também: Docente da graduação, mestrado e doutorado receberá Título de Cidadania

Compartilhe: