ESTUDE NA UNIT
MENU

Dia Nacional do Livro

Bibliotecária destaca o uso do livro em meio à apresentação das novas tecnologias.

às 11h42
“Não podemos desmerecer as novas tecnologias e nem a infinidade dos recursos online. Temos que admitir esta evolução, no entanto, sem esquecer que o livro, em meio físico, ainda é considerado a principal ferramenta informacional para aquisição do conhecimento perpetuando assim a paixão do livro no suporte papel”. A afirmativa é de Rosângela Soares, bibliotecária há mais de 26 anos.
Rosângela Soares destaca o uso do livro (Foto: Marcelo Freitas)
Rosângela Soares destaca o uso do livro (Foto: Marcelo Freitas)
Biblioteca Jacinto Uchôa de Mendonça é considerada a maior e melhor do Nordeste
Compartilhe:

De 23 a 29 de outubro, comemora-se a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo decreto nº 84.631 em 1980, na qual acontecem diversos projetos de incentivo à leitura, mostras, lançamentos de livros, entre outras programações alusivas no foyer da Biblioteca Jacinto Uchôa de Mendonça, localizada no Campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes. A culminância das ações será realizada hoje, 29, data considerada como o Dia Nacional do Livro.

Rosângela explica que a semana serve para refletir o papel da biblioteca como instrumento democrático que prover acesso a informação, assim como manifestações artísticas e culturais. “Percebe-se que em pleno século XXI, o livro em papel não caiu em desuso, por ser uma questão cultural. É o instrumento para aquisição do conhecimento. A biblioteca é o espaço propício para a integração autor e leitor, proporcionando uma viagem ao mundo da informação”, declara. A semana serve também para repensar o papel do profissional bibliotecário.

A especialista atua na Biblioteca Jacinto Uchôa de Mendonça considerada a maior e melhor do Nordeste. A bibliotecária expõe que a unidade tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional da sociedade acadêmica. “O discente transforma a informação adquirida por meio dos livros em conhecimento, levando à prática através da extensão, que é um dos pilares da universidade. Por isso, a importância e a harmonia encontrada na biblioteca”, ressalta Rosângela.

A biblioteca dispõe de um acervo bibliográfico com aproximadamente 113 mil exemplares distribuídos em periódicos, livros, mídias, base de dados, entre outros. Com mais 51 bibliotecas instaladas em suas unidades de ensino, o grupo Tiradentes disponibiliza em sua totalidade mais de 580 mil exemplares. Todo o conteúdo bibliográfico está informatizado e disponível para consulta por meio do Software Pergamum no site da Biblioteca.

 

Programação

Como início das comemorações, a biblioteca realizou no dia último dia 21, o lançamento do livro “Medo de falar em público: oratória – estratégias psicológicas para o sucesso da sua comunicação”, do autor Alvaci Resende.

Para finalizar a programação, será realizada hoje, 29, às 17h, a exposição “Mochilão pelas Galáxias”, em homenagem a Douglas Adams. A mostra estará composta de indumentárias que retratam  interpretações das ficções científicas  mencionadas no livro “Guia do mochileiro das galáxias”. O trabalho é resultado de uma pesquisa realizada pelos alunos do curso de Moda, sob a orientação do professor Edilberto Marcelino da Gama Neto.

Compartilhe: